Salário poderá ser fatiado

Postado em Atualizado em

salariosO grito dos servidores públicos estaduais na rampa de acesso à Governadoria, em protesto ao atraso de salários, pouco incomodou o Governador Robinson Faria (PSD) na manhã desta terça-feira, 27. A 35 dias de concluir sua gestão, ele não teme qualquer reação do lado de fora de seu gabinete de trabalho. Na verdade, nunca se incomodou. Foi assim nos quatro anos de governo; de pouco diálogo e sangue frio durante as manifestações de servidores.

Robinson foi condenado pelas urnas, quando recebeu uma votação sofrível na tentativa de renovar o mandato. O eleitor potiguar disse “não”. O servidor público, sofrido, certamente engrossou a fila dos que não permitiram a reeleição.

Sem a nada a perder, nesse momento, até porque a sua carreira política caminha para o fim, Robinson Faria não vai dobrar os joelhos a essa altura do campeonato. Nem perderá uma noite de sono por não pagar os salários em dia.

Como diz o ditado popular: “se réi pra lá”.

A situação é bem crítica. O governo não diz se vai concluir o pagamento dos servidores este ano. Em pouco mais de um mês, tem para honrar três folhas completas: novembro, dezembro e o 13º salário de 2018; e duas a pagar: outubro e o 13º de 2017. A soma chega a R$ 1,4 bilhão, segundo cálculo feito pelo Fórum de Servidores.

Com o cofre quebrado, consequência do desequilíbrio fiscal que se agravou nos últimos três anos, muito dificilmente o atual governo honrará o seu dever, embora se alimenta a expectativa de o Judiciário liberar o governo para contratar empréstimo (antecipação dos royalties) para pagar salários. Essa possibilidade, porém, é remota, até porque o Estado perdeu o seu poder de endividamento.

Os servidores públicos têm outro motivo para aumentar a sua preocupação. É que escapa rumores, de dentro do processo de transição de governo, a proposta de o governo fatiar o pagamento dos salários atrasados em longas e suaves prestações, que seria honrada na gestão da sucessora Fátima Bezerra (PT). De público, ninguém admite, porém a possibilidade está sendo ventilada.

Se levado a termo, a próxima gestão se iniciará com o compromisso de pagar o mês trabalhado e uma folha paralela com as parcelas do atraso.

Mais ou menos como ocorreu em Mossoró. O ex-prefeito Silveira deixou dois meses de salários e o 13º salário de 2016 atrasados, além de gratificações do PMAQ e plantões. A prefeita Rosalba Ciarlini, quando assumiu passou a pagar o salário em dia e dividiu a “herança maldita” deixada por Silveira em várias parcelas.

Foi a única saída para colocar em dia o pagamento do funcionalismo público.

FONTE: Jornal De Fato

OBS.: Em Mossoró, a atual Prefeita Rosalba Ciarlini adotou medida parecida. No entanto, na sua gestão ela não dividiu sequer os salários atrasados. O décimo terceiro do ano de 2016 só veio a ser pago no mês de maio de 2018.

Anúncios

Um comentário em “Salário poderá ser fatiado

    SGT ROBERTO disse:
    novembro 29, 2018 às 11:31

    ESTOU VENDO O GOVERNO DE GERALDO MELO EM 1989,FINAL DO SEU GOVERNO E QUANDO ENTREI NA INSTITUIÇÃO DA PM,ELE PAGAVA UM MÊS NORMAL E 2 NÃO,DEPOIS PAGAVA OS 2 JUNTOS E ALGUNS DIAS PAGAVA UM OUTRO VALOR QUE NINGUÉM SABIA O QUE ERA,MAIS QUANDO PERDEU PRA O SEBOSO JOSÉ MALVADEZA QUE É O SENADOR AGRIPINO,O AUMENTO QUE NÓS TIVEMOS NO GOVERNO DE GERALDO MELO O AGRIPINO RETIROU E DISSE QUE NOSSO SALÁRIO JÁ ERA O BASTANTE,EU ERA SOLTEIRO,NÃO TINHA PREOCUPAÇÃO COM FAMÍLIA,MAIS MEUS AMIGOS ANTIGOS PASSARAM POR MUITA NECESSIDADE,POIS E 3 SALÁRIOS NA ÉPOCA CAIR PRA 1 E MEIO,DAVA DÓ,E FARDAMENTO,PASSEI 5 MESES TRABALHANDO COM VESTIMENTAS CIVIL NOS POSTO POR NÃO PODER COMPRAR FARDA E O GOVERNO AGRIPINO NÃO PAGAR PRA NÓS PRAÇAS COMA CONIVÊNCIA DE OFICIAIS,ERA UMA VERGONHOSO,O SOLDADO COM FARDAMENTO RASGADO OU O COTURNO COM O SOLADO SOLTO,PENSE EM UM GOVERNO QUE ODEIA A PM É AGRIPINO,E PODE PUBLICAR,NÃO ABSTENHA DO QUE EU ESCREVI,A PM TRABALHAVA EM ESTADO DE ESCRAVIDÃO,E OS OFICIAIS NOS CHAMAVAM DE CAVALOS DE SERVIÇO NA ÉPOCA,ATÉ UMA OFICIAL CONHECIDA NOSSA COMENTOU A SEU IRMÃO QUE ERA SGT E O MESMO LEVOU A TROPA FICOU REVOLTADA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s