Sargento Heronides entrevista Cabo Glaucia

Postado em

glaucia-paiva-3Nesta quarta-feira (19), estive entrevistando a candidata a Deputada Federal pela Polícia Militar, Cabo Glaucia. Policial Militar há mais de 13 anos, tendo exercido suas funções durante sua trajetória policial em diversas unidades como a Companhia de Polícia Feminina, o 2° Batalhão de Polícia Militar, em Mossoró, e no 3° Pelotão de Proteção Ambiental (CIPAM), também em Mossoró. Formada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, a Cabo Glaucia continua a especializar-se em assuntos relacionados à sua função policial militar e, atualmente, faz pós-graduação em Direito Público e em Segurança Pública e Atividade Policial.

Sargento Heronides: O que a levou a ser candidata?
Cabo Glaucia: Desde quando ingressei na Polícia Militar que participo ativamente das reivindicações da categoria policial e bombeiro militar. Em 2009, criei o Blog da Soldado Glaucia com o objetivo de tratar sobre as demandas da categoria, em especial de situações pelas quais passavam os policiais militares, como a falta de estrutura, perseguições etc. O Blog da Soldado Glaucia ganhou visibilidade, com milhares de acessos diários, principalmente de policiais militares, e se tornou mais um instrumento em defesa da categoria militar estadual. Passados os anos e com o atual cenário político do País, recebi o convite para ser candidata a Deputada Federal. Confesso que pensei muito e consultei pessoas próximas sobre essa decisão e decidi colocar meu nome à disposição da categoria como pré-candidata e, graças a Deus, foi bem aceito. Acredito que pelos anos de representação, já que mesmo sem ter uma cadeira em associações, sem ser presidente de associações, sempre me coloquei à frente de demandas importantes, fazendo denúncias sobre situações passadas por policiais, entre outras coisas.
Sargento Heronides: Quais seriam suas principais áreas de atuação, caso eleita?
Cabo Glaucia: O meu foco principal é a Segurança Pública. De quase quarenta propostas elaboradas para o nosso projeto, mais da metade é sobre a valorização dos profissionais de segurança e sobre alterações ligadas diretamente à área da Segurança Pública, tais como a estipulação de número mínimos de profissionais de Segurança Pública conforme a população de modo a garantir o devido apoio aos profissionais de serviço e a qualidade da prestação do serviço à população. Proporemos também a previsão de assistência jurídica para os profissionais de Segurança Pública, objetivando o apoio jurídico aos policiais militares que, em serviço, envolverem-se em ocorrências que necessitem de acompanhamento jurídico e a extensão do direito de aposentadoria especial aos 25 anos de serviço para os policiais e bombeiros militares, já que os profissionais de Segurança Pública civis (PF, PRF e PC) já possuem tal direito. Outro foco do nosso projeto será o combate à corrupção. Firmei o compromisso com a Campanha Nacional “Unidos contra a Corrupção” e lá são postos vários projetos para extirpar esse mal do nosso País. O nosso projeto já continha propostas nesse sentido como o envio de declaração anual de bens dos agentes políticos e disponibilidade para a população acompanhar a evolução patrimonial de cada um durante o mandato eletivo; bem como a proposta do limite de gastos de campanha no percentual máximo de 30% do subsídio total percebido durante todo o mandato eletivo, de modo a evitar que um candidato eleito gaste mais em sua campanha eleitoral do que vai ganhar em todo o mandato eletivo.
Sargento Heronides: O que o RN ganhará com a sua representação? 
Cabo Glaucia: O RN ganhará o meu compromisso em trabalhar em prol da população. A Constituição Federal afirma que “todo poder emana do povo” e os políticos seriam apenas representantes do povo. Acontece que os atuais políticos que ocupam as nossas Casas Legislativas esqueceram do povo e legislam por interesse próprio. Uma das nossas bandeiras é a luta pela moralidade administrativa e para isso iremos combater privilégios, tais como auxílio moradia, foro privilegiado, acabar com o plano de saúde vitalício de Senadores e Deputados Federais. Além disso, toda as emendas parlamentares no nosso mandato serão destinadas prioritariamente para a Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte, de modo que nossas polícias serão mais equipadas e sobrará recursos do Estado para investir em outras áreas como a Saúde e Educação.
Sargento Heronides: Você se acha qualificada para o cargo de Deputada Federal? 
Cabo Glaucia: Sou formada em História pela UFRN e em Direito pela UERN. Curso atualmente duas pós-graduações específicas para o serviço público e o serviço policial, em Direito Público e em Segurança Pública e Atividade Policial. Sou policial militar há quase 14 anos e sempre lutei pelos interesses da categoria policial militar e bombeiro militar, mesmo com nossas legislações específicas mais rígidas e sem representação em qualquer associação. Ao meu entender, um Deputado Federal, por trabalhar com a elaboração de Leis, deve entender como funciona o ordenamento jurídico. Vejo muitos candidatos afirmando que irão fazer alguma coisa que nem atribuição é do cargo de Deputado Federal. Todas as nossas propostas foram feitas com responsabilidade e, acima de tudo, de modo que sejam viáveis juridicamente. Acredito sim ser qualificada para representar a Segurança Pública e a população do RN na Câmara dos Deputados.
cabo-glaucia-c
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s