Por Glaucia Paiva

whatsapp-image-2017-12-18-at-16-48-09Esta segunda-feira (18) foi marcada de insatisfação por parte dos servidores públicos do Estado do Rio Grande do Norte que esperavam um anúncio do Governo sobre o pagamento dos salários relativos aos meses de novembro e dezembro e o décimo terceiro salário.

Tendo convocado uma reunião inicialmente para às 15h com representantes de associações e sindicatos dos servidores do RN, o Governador Robinson Faria antecipou para às 10h, mas não trouxe nada. Literalmente, nada. Anunciou apenas o que já vem sendo dito mês a mês pelo Governo: não há previsão de pagamento dos salários.

A notícia não agradou os servidores, que esperavam melhores notícias, uma vez que o tão esperado acórdão do Tribunal de Contas da União foi publicado autorizando o repasse de verbas federais para o Estado, as quais dariam para cobrir as três folhas salariais.

No entanto, o Governador informou apenas que não havia dinheiro e que estaria se reunindo com o Presidente Temer nesta segunda para tratar desse repasse em caráter emergencial. Disse também o Governador que ainda nesta segunda divulgaria as datas iniciais para o pagamento do salário de novembro e quais as faixas salariais dos servidores que iriam ser contempladas.

Policiais e bombeiros decidem por operação Segurança com Segurança

Sem definições sobre o pagamento dos salários, os policiais e bombeiros militares se reuniram em assembleia geral na tarde desta segunda (18) em frente à Governadoria e deliberaram por iniciar o movimento intitulado “Segurança com Segurança”.

O movimento reivindicatório é destinado a garantir a segurança daqueles que prestam a segurança pública diariamente, fiscalizando viaturas e equipamentos, de modo a irem para o policiamento ostensivo apenas os que estiverem em condições adequadas.

Ainda foi orientado aos policiais militares a não serem voluntários para as diárias operacionais, de modo a não mascarar uma realidade latente na segurança pública do Estado, que é a falta de efetivo.

De acordo com as associações, o movimento “Segurança com Segurança” inicia já nesta terça (19).