Prisão disciplinar de policial militar em Pau dos Ferros ganha repercussão no Estado

Postado em

Por Glaucia Paiva

Na última semana, os policiais e bombeiros militares do RN assistiram mais um caso de prisão disciplinar na corporação policial militar que ganhou repercussão.

O fato aconteceu em Pau dos Ferros com um Soldado da Polícia Militar e estudante de direito que, ao saber de uma escala extra para o período do Carnaval, teria informado ao seu comandante imediato que não era voluntário para tal serviço, como manda a Lei de Diárias Operacionais.

De acordo com o PM, mesmo informando ao Comandante do Batalhão, seu nome constou na escala de serviço e, como teria uma viagem marcada, o policial não compareceu, ensejando sua prisão disciplinar determinada.

Estudante de direito, o Soldado da Polícia Militar teve sua liberdade restrita, o que gerou danos em sua vida pessoal, perdendo, inclusive, provas importantes da faculdade.

O caso ganhou repercussão no Estado. Inicialmente, o Soldado recebeu o apoio de outros alunos do Curso de Direito, que criticou a punição de restrição da liberdade de um servidor apenas por “faltar ao serviço extraordinário para o qual estava escalado”.

“Há uma imensa desproporcionalidade entre a infração disciplinar e a sanção imposta”, disse um estudante. “No ordenamento jurídico como um todo, a sanção, até mesmo a penal, é aplicada no intuito de reprimir a infração, e a privação de liberdade, em qualquer caso, é aplicada apenas em último caso”, explicou.

O fato também foi abordado por parlamentares em sessões oficiais no Poder Legislativo. Na Assembleia Legislativa, o Deputado Kelps Lima criticou a punição e mandou o Governador prender bandidos e não polícia. Também o Vereador Sargento Monteiro, de Pau dos Ferros utilizou a tribuna para falar do caso em defesa do policial.

De acordo com o Soldado, a punição foi cumprida, mas os meios jurídicos já foram acionados no intuito de ressarcimento de possíveis danos.

Anúncios

5 comentários em “Prisão disciplinar de policial militar em Pau dos Ferros ganha repercussão no Estado

    Janio calixto disse:
    maio 14, 2017 às 1:30

    Não tenho nada contra ao sd ate o coronéis todos noz sabemos que no período de carnaval sempre aperta a escala estou na pm a 29 anos e uns meses na época de dez anos atraz noz era obrigado a tirar extra sem ser remunerado .hj e voluntários a quem quiser tira diárias. Eu acho que o sd por fazer o curso de direito também não deve sugar os sangue dos companheiros eu nao acho justo essa atitude tirar uma extra não ia tirar a dignidade do curso de direito nao amigo. Ou então peça pra sair da policia companheiro.


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

      Luiz Rodrigues disse:
      maio 15, 2017 às 7:15

      É por essas respostas que os oficiais arbitrariamente, devem ficar rindo e comentando: não precisamos fazer nada , os próprios praças são desunidos é facilitam o nosso trabalho.


      https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

    Felizardo Neto de Oliveira disse:
    maio 13, 2017 às 22:10

    Estou na Polícia Militar do RN a vinte e nove anos eu nunca vi uma palhaçada dessa numa estituiçao que não tem desciplina vira bagunça ouje soldado poque fas faculdade de direito não respeita mais graduação e oficiais e jerou este poblema cimplismente porque o SD e irmão do veriador RENATO porque outros policias foram detidos e nem um político foi ao 7BPM Pará defender.

    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

    roberto santos disse:
    maio 13, 2017 às 9:10

    à PM,ela retroage p/ os anos 70,90,andando em sentido contrário,onde na época os oficiais se intitulavam como deuses,sabendo eles q são meros agentes manipulados por políticos,ou seja;massa de manobras,os praças tenham dignidade,abuso d poder p/ com os subordinados e sub serviente p/ com políticos…é um posto de vergonha.
    ________________________________


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s