Coronel Dancleiton e Coronel Sairo passam a ser o 01 e 02 da PMRN

Postado em

Por Glaucia Paiva

Coronel PM Dancleiton (esquerda) e Coronel PM Sairo (direita) assumem o Comando e o Subcomando da PMRN, respectivamente
Coronel PM Dancleiton (esquerda) e Coronel PM Sairo (direita) assumem o Comando e o Subcomando da PMRN, respectivamente

O anúncio do nome do novo Comandante Geral da Polícia Militar do RN, apesar de ter sido anunciado somente nesta sexta-feira (22), não surpreendeu os militares estaduais, uma vez que o nome do Coronel PM Dancleiton Pereira Leite para o comando da Polícia Militar já era divulgado nas redes sociais antes mesmo da realização da reunião em que o Governador Robinson Faria anunciou a exoneração do Coronel PM Ângelo do comando da PM.

O Coronel Dancleiton assume o comando da PM após a polêmica gerada pelas declarações do Governador Robinson Faria ao exonerar o Coronel PM Ângelo. Afirmando em uma emissora local que iria fazer mudanças na cúpula da Segurança Pública do Estado, estranhamente o Governador exonerou apenas o comando da PM, declarando que “a Polícia Militar não se adequou na velocidade que a população e o governador esperavam no combate à violência”.

A declaração causou reação por parte dos policiais militares, associações de oficiais e praças, Ministério Público e a sociedade civil. Para o Ministério Público a saída do ex-comandante foi “no mínimo, deselegante”. Solidarizando-se com a Polícia Militar, que recebera a culpa pela insegurança do Estado na fala do Governador Robinson Faria, o Ministério Público reconheceu o esforço da instituição em manter a ordem e a segurança no Estado mesmo com todas as dificuldades estruturais. “Vimos, mais uma vez, a PMRN, na figura do seu Comandante Geral, ser eleita como bode expiatório do fracasso das políticas governamentais na área de Segurança Pública, justamente a PM que é a instituição que ainda consegue, com toda dificuldade, prestar algum serviço à segurança pública potiguar”.

“Bode expiatório” também foi o termo usado pelo ex-comandante, Coronel PM Ângelo, em sua rede social na noite desta quinta-feira (21), para qualificar o ato de sua exoneração. Para amenizar a polêmica gerada pela saída do ex-comandante, a Secretária de Segurança Pública, Kalina Leite, ainda divulgou uma nota elogiando o desempenho do Coronel Ângelo enquanto Comandante Geral. “Quero externar em público o importante trabalho desenvolvido pelo coronel Ângelo Dantas, profissional dedicado, íntegro, humano e equilibrado. Sua gestão ficará marcada pela ética e senso de justiça com que sempre pautou suas decisões”, diz a nota emitida pela Secretaria de Segurança Pública.

Polêmicas à parte, o novo Comandante Geral assume a Polícia Militar sem qualquer novidade de investimento, com diárias atrasadas e com o dever de dar uma resposta à velocidade tão esperada pelo Governador. O Coronel PM Dancleiton Pereira Leite já exerceu a função de Comandante da Academia de Polícia Militar (APM) e do Batalhão de Polícia de Choque, além de ter sido Subcomandante do CPRE, Diretor de Pessoal e Subcomandante e Chefe do Estado Maior Geral da PM.

Já para o Subcomando da Polícia Militar, o 02 da PMRN passa a ser o Coronel PM Sairo Rogério da Rocha e Silva. Recentemente exerceu a função de Diretor de Pessoal e de Comandante do Policiamento Metropolitano. Como Subcomandante, o Coronel PM Sairo passa a exercer a função de Presidente da Comissão de Promoção de Praças (CPP), cargo decisivo para o cumprimento da Lei de Promoção de Praças.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s