MUDANÇA DE COMANDO: Quando a culpa passou a ser da PM

Postado em

Por Glaucia Paiva

O dia foi de expectativa para os policiais militares do RN.  Tudo começou quando o Governador do Estado,  Robinson Faria, anunciou em uma entrevista a uma emissora local que haveria mudanças na cúpula da Segurança Pública do Estado.

Oficiais,  delegados e autoridades da Segurança Pública do Estado foram convocados para uma reunião às portas fechadas com o Governador. Foram mais de três horas de reunião, onde o Governador anunciou a saída unicamente do Comandante Geral da Polícia Militar do RN,  Coronel Ângelo,  como forma de solucionar o problema da insegurança do Estado.

Já afirmam alguns que a troca de sujeitos em cargos de comando é atitude estratégica a medida que transfere-se uma responsabilidade de tudo que aconteceu para quem está saindo.  A culpa da insegurança,  no caso,  já não seria da gestão do Governo,  mas do Comando que não teria respondido a altura das expectativas.

Na fala do Governador,  não basta ser honesto e de boa vontade.  De fato,  pode o Comandante ter toda a boa vontade do mundo,  mas se não houver investimentos a “Insegurança Pública” continuará.

Incrivelmente as mudanças que seriam anunciadas pelo Governador na tentativa de amenizar o caos da Segurança Pública que ele mesmo criou,  restringiu-se ao Comando da PM.  Ainda não há a confirmação do nome do novo Comandante Geral. Apenas cogita-se na “Rádio Praça” que o Coronel PM Dancleiton,  atual Subcomandante da PM, assumiria a função.

Com todo respeito ao Coronel Dancleiton e a qualquer outro que assumir o cargo de Comandante Geral da PM,  nada irá mudar se não houver investimentos,  valorização e efetivo.  Hoje, a zona Norte da cidade conta com três viaturas para patrulhar uma infinidade de bairros. Viaturas no 5° BPM estão baixadas por falta de efetivo. Nos primeiros 15 dias do mês de janeiro,  a PM já havia perdido 21 policiais militares por transferências para a reserva ou por licenciamento a pedido.

A mudança de um simples personagem não trará a segurança esperada pela população.  A Polícia Militar hoje já faz o impossível.  Policiais empurram viaturas para continuar um trabalho e tentar proporcionar uma maior segurança à população que há tempos sente na pele o medo de andar nas ruas.

A culpa pela insegurança talvez seja da PM a medida que passa por cima de princípios básicos de segurança pessoal e vai atender um chamado de um cidadão. Quando mesmo sem estrutura, o policial vai a uma ocorrência de assalto a agências dos correios ou de um banco. Talvez seja culpa da PM a insegurança do Estado,  quando a cada dia o efetivo vem diminuindo e os poucos que restam às ruas cumprem o juramento que fez ao ingressar na instituição: servir e proteger mesmo com o risco da própria vida.

Ao novo Comandante Geral,  boa sorte,  pois a luta é verdadeiramente árdua.

Anúncios

Um comentário em “MUDANÇA DE COMANDO: Quando a culpa passou a ser da PM

    Lilian disse:
    janeiro 22, 2016 às 11:36

    Pronto… a culpa dessa onda de violência é da Polícia Militar, so CMT geral da PM, faz-me rir… A culpa é e um conjunto, é da falta de efeitivo, do pouco combustível, da falta de viatura, do armamento ultrapassado, da falta de estrutura, da falta de motivações (sem promocoes), da tal audiência de Custódia, onde a pm faz o trabalho, prende a com 48h o bandido ja ta na rua, é um sistema penitenciário FALIDO, CAÓTICO, com fugas toda semana. É lindo o governador vir na TV e dizer q a polícia não acompanhou a velocidade q o governo quer, o governador quer q a polícia faça milagre, tira as viaturas do bairro pra adesivar como ronda cidadão, ai vem na TV falar besteira… Quer mudar o comandante da PM, é direito do governador e sei q na Polícia tem muitos coronéis competentes para assumir o comando mas nenhum vai conseguir fazer esse milagre, precisamos de concurso, de armas novas, de coletes novos, de viaturas potentes q aguente o rojão, essas carrinhos populares não aguentam nem um ano… O CAOS É CULPA DO GOVERNO, não só desse governo mas dó governo de Rosalba , de Vilma… Muito tempo q não investem da segurança

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s