Efetivo da PM poderá ser reduzido em até 4% durante jogos olímpicos

Postado em Atualizado em

Por Glaucia Paiva, via Portal BO

força nacionalInstituída em 2004, a Força Nacional é composta por policiais militares e civis e bombeiros militares de todos os Estados através de um programa de cooperação federativa, atuando, entre outras situações, no auxílio na ocorrência de catástrofes ou desastres coletivos e apoio a ações que visem à proteção de indivíduos, grupos e órgãos da sociedade que promovam e protejam os direitos humanos e as liberdades fundamentais.

Para os jogos olímpicos de 2016, o Ministério da Justiça prevê que a Força Nacional deverá utilizar cerca de 9,6 mil profissionais de Segurança Pública oriundos de diversos Estados da Federação.

No Rio Grande do Norte, a Polícia Militar abriu no final do ano de 2015 o processo seletivo para selecionar entre seu efetivo policiais militares que poderão ser mobilizados pela Força Nacional de Segurança Pública durante o período dos jogos olímpicos.

Ao todo, 308 PM’s, integrantes de diversas unidades do Estado, foram considerados aprovados no processo seletivo para compor o contingente da PMRN em uma possível mobilização junto ao Departamento da Força Nacional de Segurança Pública.

Desses 308 policiais militares, 111 foram afastados de suas funções no período de 11 a 16 de janeiro e outros 107 militares serão afastados de suas funções no período de 19 a 24 de janeiro, além de 90 policiais que serão afastados no período de 27 de janeiro a 1º de fevereiro para participarem da Instrução de Nivelamento de Conhecimento, de modo a estarem aptos a serem empregados nas Olimpíadas 2016.

Apesar do número alto de policiais militares que poderão ser mobilizados pela Força Nacional durante os jogos olímpicos, a Secretaria de Segurança garante que o efetivo não será desfalcado e que deverá haver o pagamento de diárias operacionais para repor o efetivo que permanecerá à disposição.

Como contrapartida ao envio dos militares, a Força Nacional já separou 12 viaturas que serão destinadas à Polícia Militar do RN. Vale lembrar apenas que equipamentos só são servíveis se houver efetivo para utilizá-los.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s