CRISE NO RS: Mulheres de PM’s bloqueiam saída de Batalhão contra parcelamento de salários

Postado em

Por Zero Hora

Um grupo de cerca de 20 mulheres, esposas de PMs, bloqueia desde as 6h o portão principal do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. Os 30 homens da Companhia de Operações Especiais (COE) seriam deslocados para fazer o policiamento na Expointer, em Esteio. Por volta das 11h, eles foram orientados a deixar o BPM, mas acabaram barrados pelas manifestantes.

Os policiais pularam um muro ao lado do BPM e, ao chegarem ao portão, formou-se um cordão humano em torno deles. Em um círculo, de mãos dadas, as mulheres impediam que eles se deslocassem, em protesto contra o parcelamento dos salários no funcionalismo gaúcho — foi paga uma parcela de R$ 600 até agora, neste mês.

— É a indignação das esposas por conta do parcelamento dos salários. Com R$ 600, o que se faz hoje? Não paga nem o aluguel no nosso apartamento — afirmou a assistente de departamento pessoal Uelen de Moraes, 28 anos, mulher de um soldado da BM.

Dentro do círculo, PMs choraram. As esposas alegam que os maridos não queriam sair para o policiamento, enquanto o comandante do 15º BPM, coronel Oto Eduardo Rosa Amorim, afirmou que foi realizada uma reunião e que os homens ficaram livres para sair ao serviço ou não — mas todos teriam optado por trabalhar.

— Eu perguntei para eles se alguém não queria sair — disse Amorim.

Com o portão bloqueado, o grupo saiu por um mato nos fundos do batalhão. Dois cavalos iam na frente, abrindo espaço para que eles transitassem. Passaram inclusive por um lodo até chegarem à base aérea, onde um ônibus, deslocado de outra unidade, os transportou até a feira em Esteio.

— Me sinto com as mãos amarradas com essa situação de os meninos irem para dentro do barro. E me indigna não saber que conta pagar primeiro — relatou Ariane Ferreira Burmann, 28 anos, analista financeira e esposa de um soldado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s