Governador e Primeira Dama receberão medalha destinada a pessoas que se destacaram nas atividades de Polícia Judiciária Militar Estadual

Postado em

Por Glaucia Paiva

A Polícia Militar do RN estará promovendo nesta quarta-feira (08), no Teatro Alberto Maranhão, a partir das 19 horas, uma solenidade alusiva aos 181 anos da corporação e 129 anos da Banda de Música da PMRN.

Na oportunidade, serão realizadas a entrega das Medalhas “Policial Militar”, destinada a premiar policiais que possuem 10, 20 e 30 anos de serviço; do “Mérito de Polícia Judiciária Militar Estadual”, destinada a premiar Oficiais e Praças da PMRN que tenham se destacado no exercício de atividades referentes à Polícia Judiciária Militar e ao controle interno disciplinar da corporação, podendo ser concedida, a critério do Comandante Geral, para pessoas que comprovadamente tenham prestado relevante contribuição às atividades de Polícia Judiciária Militar; “Luiz Gonzaga”, destinada a premiar membros da PM ou Forças Armadas e quaisquer cidadãos que se distinguiram ou venham a se distinguir por serviços prestados à Corporação ou à Segurança Pública no campo militar, científico, social ou econômico; e a Medalha do “Mérito Acadêmico Coronel Milton Freire de Andrade”, destinada a premiar membros da PMRN que hajam se distinguido pelo notório saber ou por relevantes serviços prestados ao ensino da Polícia Militar, podendo ser concedida, a critério do Comandante Geral, a representantes de instituições e a personalidades que tenham contribuído para o aperfeiçoamento e engrandecimento do ensino dentro da PMRN.

Entre os agraciados das quatro Medalhas concedidas destacam-se o Governador, Robinson Faria, a Primeira-Dama, Julianne Dantas Faria, o Vice-Governador do Estado, Fábio Dantas, o Presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, e os deputados Galeno Torquato e Fernando Mineiro.

O Governador receberá a Medalha do Mérito de Polícia Judiciária Militar Estadual, ao lado da Primeira-Dama e da Secretária Kalina Leite, Delegado Geral Stênio Pimentel e do Diretor do ITEP Odair Júnior, que também serão agraciados com a mesma medalha. De acordo com o Decreto nº 19.040/2006 a Medalha do Mérito de Polícia Judiciária Militar Estadual é destinada a galardoar Oficias e Praças da PMRN que tenham se destacado pelo exercício de atividades referentes à Polícia Judiciária Militar e ao controle interno disciplinar da PMRN. No entanto, a critério do Comandante Geral, a mesma poderá ser concedida a pessoas que, comprovadamente, tenham prestado relevante contribuição às atividades de que trata a comenda.

O Decreto que instituiu a Medalha do Mérito de Polícia Judiciária Estadual ainda prevê que a mesma será concedida, em solenidade militar, realizada no dia 20 de setembro de cada ano, mediante a indicação da Comissão de Estudos e Propostas de Condecorações. A data do 20 de setembro foi escolhida no decreto por representar a data em que o Inquérito Policial foi estabelecido no Brasil, de acordo com a Lei nº 2.033 de 1871.

Medalha Luiz Gonzaga será concedida apenas a representantes do Governo

Apesar do aniversário ser da Polícia Militar e a criação de Medalhas, em sua maioria, ter como objetivo principal a premiação dos integrantes da corporação militar, há muito se vê esse objetivo ficar de lado.

É o que acontece com a concessão da Medalha Luiz Gonzaga nesta quarta (08), que terá 11 agraciados exclusivos de representatividade do Governo do Estado, como o Vice-Presidente Fábio Dantas, a Chefe do Gabinete Civil Tatiana Cunha, o Consultor Geral do Estado Eduardo Nobre, o Procurador Geral do Estado Francisco Wilkie, o Secretário da SEJUC Edilson Alves, o Secretário de Administração Gustavo Nogueira, além dos Deputados Fernando Mineiro, Galeno Torquato e Ezequiel Ferreira, e do Procurador Geral do MP Luciano Ramos e Presidente do Tribunal de Contas Carlos Thompson.

No entanto, não é a primeira vez que a Medalha Luiz Gonzaga é concedida exclusivamente a pessoas sem vínculo com a corporação. Em 2012 foram concedidas 31 medalhas, sem figurar qualquer policial militar do RN entre os agraciados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s