NOTÍCIAS SOBRE A LOB: Associações deverão indicar policiais para participarem de comissão

Postado em

Por Glaucia Paiva

O Boletim Geral da última terça-feira (24) publicou a Nota para BG que notifica as associações representativas de praças da Polícia Militar a indicarem três policiais que irão integrar a comissão da nova Lei de Organização Básica da PM.

A solicitação de participação de representantes das praças da PM foi feita pelas próprias associações quando da divulgação pelo Comando Geral da corporação da minuta da nova LOB. Com isso, o Comandante Geral, Coronel PM Ângelo Dantas, acatou e notificou as associações para indicação de três militares que representarão o ciclo de praças na comissão que será instituída para analisar as sugestões recebidas para a minuta do anteprojeto da LOB.

Na minuta divulgado pelo comando, havia a redistribuição das vagas de soldados para as demais graduações e postos da PMRN, contemplando o quadro de oficiais e praças. Pela minuta, 2.793 vagas de soldados, representando uma redução de 34% do atual número de SD’s, foram distribuídas; contudo, não havendo uma distribuição isonômica, chegando o posto de major, por exemplo, a ter um aumento de 245%, não ocorrendo o mesmo com a graduação de 3º sargento, por exemplo, que aumentaria apenas 43%.

De acordo com um dos integrantes da comissão atual, o número de vagas nos postos de oficiais teria aumentado com o surgimento de novas unidades e batalhões. Contudo, esse surgimento de unidades não acompanha o aumento do número de efetivo, mas apenas uma redistribuição do efetivo atual para os novos batalhões, acarretando uma falsa ideia de melhoria na segurança pública do estado, já que não estaria aumentando o número de policiais, apenas os redistribuindo.

Com a participação das praças na comissão, as associações esperam alertar sobre essa redistribuição, já que com um novo batalhão deve necessariamente aumentar o efetivo da corporação e não apenas redistribuí-lo.

As associações têm até esta quinta para indicar os policiais que integrarão a comissão da nova Lei de Organização Básica da PMRN.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s