LEI DE PROMOÇÃO: Comissão decide que emissão de certidões devem ser apenas para PM’s com dobro de interstício

Postado em

Por Glaucia Paiva

A Comissão de Promoção de Praças se reuniu na manhã desta terça-feira (3) para tratar sobre a convocação de 6.659 policiais militares para inspeção de saúde.

De acordo com a ata da reunião, foi discutido a convocação dos militares para a inspeção de saúde de modo a constituir o quadro de acesso. Ao todo foram convocados 6.659 policiais que possuem o interstício mínimo para a promoção à cabo PM, ou seja, 5 anos na condição de soldado PM.

Contudo, além da inspeção de saúde, a sargenteação da unidade policial militar a qual pertence o PM deverá apresentar algumas certidões, como a emitida pela Assessoria Administrativa da PM e da Justiça Estadual, gerando uma demanda considerável desses órgãos. “Infere-se claramente que a demanda para os exames de saúde, expedições disciplinares e expedição de certidão de autoridade judiciária criminal será bastante acentuada, contrastando com o aparato limitado dos serviços públicos a serem disponibilizados”, constatou a comissão.

Dessa forma, a Comissão de Promoção de Praças decidiu que as vagas disponíveis somente atenderão aos militares que possuam o dobro do interstício mínimo para as promoções, qual seja de 10 anos na graduação de soldado PM, entendendo que as certidões disciplinares e criminais sejam emitidas apenas para estes militares, contabilizando 3.020 soldados PM’s que possuem o direito à promoção ex-offício.

Além disso, a Comissão facultou a realização da inspeção de saúde para aqueles policiais que possuam apenas o interstício mínimo, uma vez que só podem ser contemplados com a promoção na existência de vagas.

Promoções para o dia 21 de abril

O blog procurou o presidente da Comissão de Promoção de Praças, Coronel PM Araújo Lima, para a obtenção de informações acerca do número de vagas disponíveis para as promoções do próximo dia 21 de abril.

De acordo com o oficial, foi encaminhado ao Governo do Estado a planilha com o número de policiais que possuem o dobro do interstício mínimo exigido pela Lei de Promoção de Praças, para que o Governo defina o quantitativo de PM’s a serem promovidos.

Contudo, o Coronel afirmou acreditar que as vagas existentes deverão ser preenchidas, as quais hoje são mais de 1,2 mil para a graduação de cabo PM e mais de 800 para a graduação de sargento PM.

Anúncios

25 comentários em “LEI DE PROMOÇÃO: Comissão decide que emissão de certidões devem ser apenas para PM’s com dobro de interstício

    Fernando disse:
    março 7, 2015 às 14:05

    E se existe uma nova lista com os praças que possuam o intertício em dobro para que possamos acompanhar? Onde encontrar esses 3020 praças?

    Fernando disse:
    março 7, 2015 às 14:02

    Olá cara colega Glaucia, sou da turma de 2004 e gostaria de saber se eu estou desobrigado de apresentar esses exames, já que a data de nossa promoção há soldado foi no dia 21 de julho de 2005 e se nossas documentações (certidões) foram enviadas para a D.P.?

      Soldado Glaucia respondido:
      março 9, 2015 às 21:00

      Olá Fernando. Para as promoções de abril, estamos sim desobrigados a apresentar esses exames.

    sd do interior disse:
    março 6, 2015 às 6:39

    Companheiros na paraiba parece que conseguiram carreira unica isto e o sd pode chegar a oficial isso sim e que e lei de promocao e o sd vai pra r$ 4.000;00.

    walber disse:
    março 6, 2015 às 1:58

    soldado glaucia e que meu pai ele e de 99. ele e o 014 sera que ele sera promovido a cabo dia 21 de abril?

    medeiros disse:
    março 5, 2015 às 15:25

    Glaucia um companheiro fez uma pergunta e vc não respondeu acho que passou despercebido,vou fazer a mesma pergunta essa promoção ex oficio não será necessário o nivelamento?

      Soldado Glaucia respondido:
      março 6, 2015 às 19:55

      Olá Medeiros. Respondi a uma indagação sobre o nivelamento, não sei se referente a mesma pessoa. Repito a resposta dada. 😉

      “A questão do nivelamento ainda está sendo analisado juridicamente sobre a exigência ou não. A assessoria jurídica entendeu pela não exigência. No entanto, o processo foi encaminhado para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para o parecer.”

      Abraço!

    josenildo santro disse:
    março 5, 2015 às 8:25

    a turma de 97 entra agora sera glaucia…

    Nino disse:
    março 4, 2015 às 20:51

    NIVELAMENTO FOI UM DELÍRIO, não há em nenhuma instituição militar essa exigência para promoção, porque para oficiais não existe esse tal de nivelamento, o que deve existir é um NÚCLEO DE RECICLÁGEM PARA AQUELES QUE PASSAM MAIS DE 1 ANO EXERCENDO FUNÇÃO ATÍPICA A DO POLÍCIAL MILITAR, esse quando retorna às atividades PM, ficam sem saber o que fazer, na realidade, torna-se perigoso botar um homem desse em uma DO, mesmo na condição de voluntario.

    Nino disse:
    março 4, 2015 às 20:42

    Se é ex-ofício, é claro que é por força de Lei, logo não há necessidade de vaga, promove e fica excedente aguardando vaga (função), o mesmo procedimento deveria ser para oficiais, jé que tem oficiais com 17 anos como de tenente Coronel, só se admite essa aberração em uma Polícia Militar à NÍVEL DE PROVÍNCIA, nos tampos de JOCA DO PARÁ, de LAMPIÃO. É muita falta de vontade política de resolver um problema tão fácil

    Praça padrão disse:
    março 4, 2015 às 19:34

    Glaucia, quem tem o interstício dobrado, não necessitará mais fazer nivelamento? Já pode ser promovido em Abril?

      Soldado Glaucia respondido:
      março 4, 2015 às 20:01

      A questão do nivelamento ainda está sendo analisado juridicamente sobre a exigência ou não. A assessoria jurídica entendeu pela não exigência. No entanto, o processo foi encaminhado para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para o parecer.

      Abraço!

    Paulo Paulada 2015 disse:
    março 4, 2015 às 19:16

    Eu alertei,mas disseram que eu estava ficando louco. Olha o resultado ai!

    Francisco Auceano Moreira da Costa Junior disse:
    março 4, 2015 às 11:04

    Bom dia a todos os colegas! Pelo amor de Deus! será que só eu estou vendo isso? ou estou completamente equivocado? Se os colegas preenchem os requisitos para promoção, ou seja, o dobro do interstício, NÃO NECESSITA DE VAGAS, logo, como irão preencher as vagas existentes se é ex-ofício? Alguém poderia explicar?

    Fabio Dias disse:
    março 4, 2015 às 8:34

    Bom dia Gláucia primeiramente os parabéns por ter esse mecanismo de nos traz bastante informação principalmente para os pms do interior.
    Estou com uma duvida mim esclareça se essas certidões de Antecedentes da assessoria jurídica da pm quem deve providenciar a gente os Sds ou as unidades que a gente trabalha?

      Soldado Glaucia respondido:
      março 4, 2015 às 14:26

      Olá, Fábio.

      Essas certidões quem deve providenciar é a sargenteação da unidade. No entanto, sabemos que pode passar despercebido e aconselho que fiquem em cima ou até mesmo providenciem, documentando a entrega a sargenteação para que ela remeta à DP.

      Abraço!

    solanildo disse:
    março 4, 2015 às 7:13

    infelizmente o descumprimento e o descaso com nosco é vergonhoso, fui promovido a 3° SGT em Setembro de 2013, e até os dias de hoje não recebo como Sgt, já acionei a justiça mas essa é outra, já completou um ano e nada de decisão, nem o Estado e nem justiça, estam garantindo um direito líquido e certo meu, e ainda usam a lei de responsabilidade fiscal como desculpa mas quando é com eles tudo pode, ex: o Governo aumentou os salários dele do vice e de todos os secretários, e o judiciário também teve aumento salarial, cadê a tal lei pra eles que impede de tudo para nós, isso é uma vergonha.

      ronaldo disse:
      março 4, 2015 às 15:04

      vamos trabalhar para podermos cobrar rsrs

    Tá difícil Jr. disse:
    março 3, 2015 às 23:10

    Só em não precisar fazer aquele “nivelamento” já é motivo para queima de fogos!

    Gerson disse:
    março 3, 2015 às 21:34

    Então o motivo para a não promoção de todos os convocados inicialmente é a incapacidade dos órgãos publicos de emitirem todos as certidões à tempo. Estranho. Sendo esse o motivo, em setembro deverão ser promovido os demais. É a lógica.

    Ana Cristina disse:
    março 3, 2015 às 19:31

    glaucia boa noite por k jailton vieiera da silva eu trabalhei vinte anos e só estou aposentado como na reseva o que eu faço para conseguir o meu direito de mim aponsentar como cabo.

      Soldado Glaucia respondido:
      março 3, 2015 às 19:41

      Ola jailton. Tem q ver o seu caso pra saber se vc tem direito a alguma promoção. Aconselho procurar um advogado pra estudar o seu caso.

    Mafra disse:
    março 3, 2015 às 16:32

    Glaucia! Gostaria de tirar uma dúvida… Os soldados 2004 já possuem o interstício dobrado? Ou só conta da data da promoção de aluno soldado, para soldado? Obrigado.

      Soldado Glaucia respondido:
      março 3, 2015 às 19:40

      Infelizmente os 2004 so conta com os 10 anos a partir da data da promoção a soldado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s