Comissão da verdade propõe desmilitarização e unificação das Forças de Segurança

Postado em

Por Agência Câmara, com adaptações de Glaucia Paiva

A Comissão Nacional da Verdade, no relatório apresentado à presidente Dilma Rousseff em dezembro, considerou que a existência de polícias militares estaduais não é compatível com um estado democrático e propõe a desmilitarização e unificação das forças de segurança.

A Câmara já analisa propostas de mudanças à Constituição com esse objetivo. Para discutir esse assunto, o Brasil em Debate desta terça-feira (10) convidou os deputados Laudivio Carvalho (PMDB-MG) e Pauderney Avelino (DEM-AM).

O Deputado Pauderney Avelino qualificou o relatório da Comissão da Verdade como esquerdista, afirmando que não pode ser admitida essa visão. “Nós temos no Brasil um verdadeiro caos na segurança pública”, disse o parlamentar. “Precisamos sim fazer uma integração nas polícias, mantendo as características originais de cada polícia”. Pauderney defende o ciclo completo das polícias, como ocorre em outros países.

O Deputado Laudivio Carvalho, de igual forma, afirmou não concordar com a desmilitarização. “A desmilitarização é prejudicial a toda instituição de segurança pública do país”, declarou. “Se cada um fizer seu papel, é bom pra todo mundo”, afirma o deputado ao falar sobre as funções das polícias civis e militares. “Não vai ser a palavra militar ou desmilitarizar que vai mudar a concepção, a cultura da polícia militar”, diz.

Para o deputado Laudívio, com a desmilitarização, o Brasil corre o risco de produzir o maior sindicato de segurança pública. Para o mesmo, ao sindicalizar as greves dos servidores policiais seriam prejudicial e causaria um caos no país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s