VÍDEO: A banalidade da violência e a reação das pessoas ao ver um PM ferido

Postado em Atualizado em

Por Glaucia Paiva, via Portal BO

No último dia 11, o Soldado Alexsandro, de folga, ao se deslocar à Agência dos Correios da cidade de Major Sales não sabia que ali iria ser cerceada a sua vida.

O vídeo que rodou as redes sociais, onde todos tentam explicar o que poderia ter sido feito pelo policial para evitar a sua morte, ganhou uma versão extendida e mostra o pós-combate entre o criminoso e o policial. O que chama a atenção não é a ação em si, o confronto entre o Soldado e o bandido, mesmo por que os ditos “especialistas” em combate urbano, abordagem, etc, irão mencionar inúmeras possibilidades do que poderia ter sido feito ou não pelo PM ao ser puxado para dentro da Agência dos Correios pela camisa por um dos bandidos. O que chama a atenção nesse vídeo é justamente o pós-combate, a reação das pessoas após o confronto que estavam sendo mantidas no local pelos bandidos e que o policial tentaria, como foi prometido em seu juramento, manter a segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida. E, de fato, foi o que lhe custou: a vida.

Por vezes eu assisti o vídeo e tentei explicar o por quê de o policial durante mais de quatro minutos fica caído no chão, com pessoas entrando e saindo – curiosos de verem alguém tentar lutar pela vida, sem qualquer reação de assistência. O pior, a reação daqueles que presenciaram e, após o conflito, saíam – talvez para esquecer que ali estava uma pessoa que, por alguns segundos tentou lhes salvar. No vídeo, o PM fica ao chão, após receber vários disparos, mas as pessoas apenas saem e ignoram que uma pessoa sangrava em prol de um ideal: justiça.

Após o trânsito de cinco pessoas, eis que surge um funcionário da agência e volta para tentar chamar ajuda. Talvez devêssemos nos acostumar com tamanha banalidade, de vermos pessoas sangrar e apenas assistirmos. A banalidade da violência começa quando deixamos de nos indignar com cenas como a do vídeo. Eu ainda me indigno.

Anúncios

5 comentários em “VÍDEO: A banalidade da violência e a reação das pessoas ao ver um PM ferido

    sevac disse:
    dezembro 5, 2014 às 21:59

    sociedade hipócrita e miserável.

    Juniorn disse:
    novembro 28, 2014 às 16:49

    É imoral, o guerreiro se arrisca, atira, leva vários tiros, fica ferido e povo só faz olhar, vejam o que a sociedade faz conosco. Dá uma revolta!

    Vagner Costa disse:
    novembro 28, 2014 às 11:32

    Bando de gente estupida, ridicula e mesquinha que querem ser ajudados mas não mechem um dedo pra ajudar quem precisa de ajuda. Espero que quando precisarem de ajuda recebam o mesmo tratamento que deram ao nosso colega.

    sgt. antigão disse:
    novembro 25, 2014 às 18:34

    Não basta a humilhação que sofremos na corporação durante todo tempo, tendo como exemplo eu, que fui pra RR como os proventos e a graduação de 1º Sgt. sendo que já era para ter sido promovido a Sub Ten há muito anos, e quando só faltava uns 04 pra ser promovido a Subtenente, me mandaram pra casa, fui, mais triste por não ter conseguido realizar meu sonho. 34 anos de carreira, enquando muitos Soldados amigos foram agraciaados com a promoção de cabo e agora agraciados com a promoção de 3º Sgt. e eu que sou de curso nada. É isso, que me deixa indignado., em ver as pessoas que nós por muitas vezes deixamos nossas famílias em casa desprotegidas e protegemos a população que nos trata pior do que um animal rabugento, olha pra nós com olhar de nojo, como escória da humanidade. Graças a Deus estou aposentado, com vida, saúde e felicidade. Eu ingnoro isso, mais digo uma coisa, até os nossos companheiros nos tratam com despreso quando vamos para a reserva, imagine a população, vejam o exemplo deste guerreiro. Só Deus por nós irmãos. Só Deus.

      SD Nóbrega disse:
      novembro 27, 2014 às 11:25

      Não consegui assistir ao vídeo por completo. Revolta,sensação de impotência. É inaceitável a situação de inércia dessas pessoas que estavam e estiveram nessa agência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s