LEI DE PROMOÇÃO: Comandante convoca mais 99 Cabos para EHS e curso de nivelamento de Soldados fica para 2015

Postado em

Por Glaucia Paiva

Nessa quinta-feira, 06, o Boletim Geral da Polícia Militar do RN trouxe a convocação de mais 99 Cabos para se inscreverem no Estágio de Habilitação à Graduação de Sargento. Ao todo, nos últimos dois meses, foram convocados mais de 400 Cabos para realizarem o EHS. De acordo com o Comandante, a convocação dos Cabos seria a viabilidade na realização do curso ainda pelo Decreto nº 7.070/77, a qual regula as promoções dos policiais militares.

No entanto, o referido Decreto afirma que o policial estará apto a promoção caso conte com mais de 15 anos de serviço, nos casos de Cabo estejam há mais de 5 anos na graduação e que seja submetido ao EHS. A convocação surge como uma tentativa de burlar a lei e beneficiar todos os Cabos que contem com o interstício previsto de 5 anos de modo a economizar o tempo de realização do curso, haja vista que pela Nova Lei de Promoção de Praças o tempo de curso seria de 6 meses.

A convocação, contudo, gerou um desconforto em alguns Soldados, os quais correspondem a cerca de 50% da Instituição policial militar e contam hoje, pela Nova Lei de Promoção de Praças, com cerca de 4 mil policiais aptos a serem promovidos, faltando apenas a realização do curso de nivelamento, conforme previsão legal.

“Acho que daria para convocar os Soldados também haja visto sermos os mais prejudicados com a situação atual: temos o pior salário da Segurança Pública do RN e tem PM’s com quase 20 anos que esperam ser promovidos”, declarou um Soldado.

O Comandante, no entanto, rebate afirmando que os Soldados serão contemplados com o curso de nivelamento a partir de 2015, com o CFAPM livre para a formação dos policiais. “Neste ano priorizamos a formação dos Cabos para não termos que formar esses PM’s em seis meses”, disse o Comandante Geral aos representantes das associações policiais militares durante reunião nesta semana.

Atualmente, no CFAPM, está sendo formada a primeira turma de nivelamento de Soldados com pouco mais de 70 policiais.

Anúncios

2 comentários em “LEI DE PROMOÇÃO: Comandante convoca mais 99 Cabos para EHS e curso de nivelamento de Soldados fica para 2015

    medeiros disse:
    novembro 9, 2014 às 17:06

    Tenho 16 anos de corporação,sempre gostei de trabalhar na rua de combater o crime,mas estou perdendo as forças,sem perspectiva sou sd com a nova lei de promoção já estou no prejuízo,tenho 42 anos de idade com 51 a compulsaria chega e ai vou pra reserva como sd,estou muito triste com a instituição por não dar a oportunidade a quem se dedica tanto a pocia militar.

    Coerência disse:
    novembro 7, 2014 às 15:37

    SE NA VIGÊNCIA DA NOVA LEI DE PROMOÇÕES DE PRAÇAS, OS CABOS ESTÃO FAZENDO EHS E OS SDs NIVELAMENTO, OS SDs, FUTUROS CABOS, TAMBÉM TÊM O MESMO DIREITO DE FAZER O EHS E NÃO O CFS. CFS TEM QUE SER PARA AQUELES QUE AINDA FARÃO O CURSO DE FORMAÇÃO DE PRAÇAS. NÓS, PRAÇAS, QUE ESTAMOS NA ATIVA DEVEREMOS RECEBER O MESMO TRATAMENTO. CHEGA DE MARACUTAIA. OUTRA COISA, NÃO PRECISA PROMOVER OS CABOS PARA ABRIR VAGAS PARA A PROMOÇÃO DOS SDs, POIS, A MAIORIA DOS SDs JÁ TEM O DIREITO À PROMOÇÃO EX-OFFICIO QUE NÃO DEPENDE DA EXISTÊNCIA DE VAGAS. ÀS VEZES PENSO QUE A PROMOÇÃO DO SD A CABO DEMORA TANTO PORQUE A PM ESTÁ TENTANDO DESCOBRIR O PONTO DE FUSÃO DA SOLDA QUE UTILIZARAM NA FORMAÇÃO DO SOLDADO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s