Cidadão fica inconformado com abordagem policial e usa palavras de baixo calão contra a PM do RN

Postado em Atualizado em

Por Glaucia Paiva

repudio2No último dia 13 de agosto um cidadão norte-riograndense, que terá seu nome preservado para não sofrer qualquer tipo de intimidação, divulgou uma nota no seu perfil do facebook indignado com uma abordagem policial ao seu veículo.

De acordo com o cidadão, a poucos metros de sua casa os policiais militares abordaram o seu veículo que estava com vidros fechados (possivelmente com películas). Ao ser abordado, o cidadão se identificou e os militares procederam à verificação na Polinter, como ocorre na maioria das ocorrências policiais.

Contudo, apesar da abordagem policial, aos olhos desta policial militar e com base nos fatos relatados pelo próprio cidadão, ter sido em conformidade com a lei e com os padrões de técnicas policiais ensinados pela doutrina policial, o cidadão se indignou e mandou a PM do RN tomar no c… De acordo com o cidadão, o mesmo teria precisado dos serviços policiais por duas vezes e não teria sido atendido. Ao fim do seu post, o cidadão indaga “para que serve mesmo a polícia?”.

Nota de repúdio

Tendo em vista a agressividade do post do cidadão, o blog vem a público repudiar suas palavras contra uma instituição e, em especial contra seus integrantes, que, mesmo com direitos cerceados, restrições impostas pelo sistema do militarismo, estruturas deficientes, entre outras dificuldades, vem com esforços garantindo a segurança pública no nosso Estado.

Outrossim, informo ao cidadão que a abordagem ao seu veículo, em vista ao relatado no seu post, foi o padrão propagado pela doutrina policial. Ao desembarcar de uma viatura com uma arma na mão, não significa que o policial irá disparar contra o cidadão, caso o mesmo não faça movimentos que subtendam ameaçar a vida de qualquer das pessoas envolvidas.

Quanto a abordagem a marca do carro, não há o veículo padrão utilizado por criminosos, podendo ser, por exemplo, um Fiat Uno, um Corsa, um Vectra, um HB20 ou qualquer outro veículo no mercado de automóveis.

Quanto à consulta na Polinter, lembro que não há esteriótipo definido de que uma pessoa seja “cidadão de bem” ou não. No simples olhar, o policial militar, durante a abordagem, não sabe se o cidadão abordado tenha ou não um mandado de prisão expedido. Lembro como exemplo do Caso Eloá, de repercussão nacional, onde o seu pai, ao aparecer chorando por sua morte, foi reconhecido por policiais de outro Estado, tendo um mandado de prisão expedido contra a sua pessoa.

Portanto, aconselho, não apenas ao senhor cidadão, mas como a todos, inclusive familiares desta policial, que colabore com a abordagem policial, obedecendo aos comandos emitidos pelos agentes e, caso sintam-se constrangidos ou haja abuso de autoridade, procure o órgão competente para realizar a denúncia. Lembrando que toda a abordagem é constrangedora, no entanto saiba diferenciar o constrangimento legal do ilegal.

Glaucia Paiva – Soldado PM

Anúncios

13 comentários em “Cidadão fica inconformado com abordagem policial e usa palavras de baixo calão contra a PM do RN

    SD Adriano disse:
    outubro 26, 2014 às 7:46

    Eu sou tenho a agradecer pela sua resposta SD Glaucia, ao cidadão que postou sua indignação, como sempre você foi direta, objetiva e defensora da nossa classe que é tão sofrida, esquecida, desvalorizada,… não só pelos nossos governantes, comandantes, superiores, .. mais até por essa sociedade que nós tentamos defender. Deixo mais uma vez meus parabéns a você pelo seu profissionalismos.

    sd do interior disse:
    agosto 18, 2014 às 6:47

    Ai de nós se não fosse a pmrn mesmo na situação em que se encontra reflexo desse desgoverno parabéns policiais militares uma vez polícia sempre polícia e esse camarada é um sem vergonha mal educado vá estudar 10 anos para aprender a respeitar eu e meus colegas policiais. E quanto ao 13 salário isso é vergonhoso fizemos atentos para os 6% de setembro que acho difícil sair.

    esquecido disse:
    agosto 16, 2014 às 23:29
    Kleber disse:
    agosto 16, 2014 às 17:16

    Governo do Estado adia pagamento da segunda parcela do 13° salário
    Segundo governo estadual, nova data de pagamento está estimada para até o dia 20 de dezembro. Procede??? Fonte: http://portalnoar.com/governo-estado-adia-pagamento-da-segunda-parcela-13-salario/

      Carlos disse:
      agosto 16, 2014 às 18:33

      Acabei de ler essa PALHAÇADA… Já chega, o MÍNIMO de dignidade, o MINIMO que poderiam fazer conosco seria não nos obrigar a trabalhar nas eleições. Se isso acontecer, é melhor fechar as portas da associações porque NINGUEM, NINGUEM aguenta mais tanta SACANAGEM. Seria o cumulo da imoralidade nos obrigar a trabalhar com NÍVEIS atrasaods, com décimo atrasado, com DIÁRIAS atrasadas e outras coisas. CORONEL ARAUJO, em nome da PESSOA HUMANA de todos NÓS, não nos obrigue a trabalhar nas eleições até o governo regularizar nossa situação, a tropa está MASSACRADA, é um apelo que faço ao senhor…. seja por NÓS… POR NÓS!

    carlos disse:
    agosto 15, 2014 às 22:13

    pessoal,ele gostaria na verdade,que,fosse abordado por um traveco e nao a nossa gloriosa.

    Rômulo Chelido disse:
    agosto 15, 2014 às 22:11

    Pq tamanha indiguinacão desse suposto cidadão, tão mal educado por sinal. Pois deveria estar feliz por ter chegado em casa em segurança, será que esse rapaz é tão correto assim que chega a ser intocavel. Olho nesse CIDADÃO.

    Observador disse:
    agosto 15, 2014 às 17:24

    Essa insatisfação desse rapaz, nada mais é que uma boa alerta. OLHO NELE GUERREIROS!!!

    gloria disse:
    agosto 15, 2014 às 17:04

    Essa figura que se diz tao moderno e correto acharia melhor ter sido abordado e sequestrado por um demenor?O correto deve ser reconhecido e respeitado.Nao foi empurrado, nao foi ofendido com pornografia,Oque o ofendeu tanto? Policia esta tentando fazer seu trabalho, embora sem condiçao

    Ze disse:
    agosto 15, 2014 às 15:18

    Fica uma pergunta pq ele sofreu um atentado?

    Cap Andrade disse:
    agosto 15, 2014 às 13:29

    Bom dia a todos!
    Estou rezando para que esse “cidadão” sempre seja abordado por agentes da segurança
    pública e nunca por 2, 3 ou mais adultos e/ou adolescentes armados com armas de fogo para que ele não venha a sofrer indelicadezas verbais, corporais… inclusive as que ele disse com a Corporação, mas pelo menos seria um momento oportuno para ele demonstrar toda essa “coragem”.
    “É fácil degustar uma picanha! Difícil é ter coragem pra abater o boi!

    Carlos disse:
    agosto 15, 2014 às 8:54

    O ser humano, em especial o brasileiro, jamais vai entender esse tipo de coisa. Ninguém quer ser abordado, ninguém quer ser averiguado, ninguém quer ser preso, punido ou coisa parecida quando merecem, ninguém quer dar o braço a torcer sobre sua culpabilidade, enfim, o brasileiro, especialmente, é mimado, mal acostumado e acima de tudo mal educado. Tipo de gentr assim, sabemos, há em todas as instituições, inclusive, “prestando” seus serviços de gala. Seja numa secretaria de saúde, onde o doutor vai de pijama bater o ponto, voltar pra casa ou clínica particular, embolsando seu gordo salário no fim do mês; seja na bancada política, desviando dinheiro dos nossos impostos; seja na igreja com padres e pastores pedófilos, em todo canto e não seria diferente nas polícias brasileiras. Ou seja, a sociedade, as pessoas, o povo, sim o povo que faz a nação está em avançado estado de putrefação, um entre muitos exemplos é o cidadão que mandou a PM tomar no…..

    Ronaldo Marques disse:
    agosto 15, 2014 às 8:51

    Vai tomar no C vc ! FDP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s