LEI DE PROMOÇÃO: Corpo de Bombeiros inicia curso de nivelamento em setembro

Postado em

Por Assecom CBM/RN

O Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA) do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) apresentou na manhã desta sexta-feira (25), o Plano Quadrienal de formação a ser desenvolvido pela instituição no período de 2014 a 2017. O plano, que já contempla a exigência legal compreendida na Lei de Promoção de Praças (Lei Complementar nº515 de 09/07/2014), prevê a realização de 12 turmas de nivelamento e mais 2 de formação de sargentos, 1 de aperfeiçoamento de sargentos e 1 de formação de praças.

De acordo com o Tenente Andre Góis, Chefe da Divisão de Ensino do CSFA, o Corpo de Bombeiros oferecerá aos militares, ainda neste ano, duas turmas de nivelamento, sendo a primeira a partir do dia 1º de setembro e a segunda turma a partir do dia 6 de outubro. Segundo o Tenente Góis, após a conclusão deste primeiro ciclo, os militares já estariam aptos à promoção de cabo que está prevista para ocorrer em abril de 2015.

“O CBMRN tem como previsão ofertar o nivelamento a cerca de 450 soldados, sendo uma média de 40 por turma, num total de 11 turmas. O processo seguirá dividido em dois tempos, parte à distância (modalidade EAD) e parte presencial, nos turnos matutino e vespertino”, disse.

O Plano Quadrienal do CBMRN ainda prevê a realização de duas turmas de formação de Sargentos, com uma carga horária de 612 h/a, sendo a primeira a partir de 20 de julho de 2015 e a segunda a partir de 24 de julho de 2017. Já o Curso de Formação de praças, com 240 dias letivos e carga horária equivalente a 1920 h/a, está previsto para iniciar em abril de 2015. Por fim, o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, obrigatório para a promoção de 2º à 1º sargento, está previsto para ocorrer em agosto de 2016, com 60 dias letivos e carga horária de 360 h/a.

Segundo o Comandante Geral do CBMRN, a ordem é agilizar as formações de acordo com a capacidade máxima de operação do CSFA. “Já que a categoria conquistou este justo direito, com a aprovação da Lei na ALRN e sanção da governadora Rosalba Ciarlini, cabe a este comando executar com celeridade este processo, que por sua vez, garantirá a ascensão profissional dos militares. Estamos empenhados na efetivação de um cronograma que permita a execução por parte da instituição e possa beneficiar o maior número possível de militares”, disse o Coronel Elizeu Dantas.

Nos próximos dias, o CSFA estará publicando em Boletim Geral da Corporação o Plano Quadrienal de formação do órgão e ainda nesta semana, representantes das divisões de ensino do CBMRN e PMRN, estarão se reunindo para discutir a padronização de critérios relativos ao Nivelamento.

Anúncios

2 comentários em “LEI DE PROMOÇÃO: Corpo de Bombeiros inicia curso de nivelamento em setembro

    vidal disse:
    julho 28, 2014 às 0:49

    Curso de Formação de praças, com 240 dias letivos? de acordo com a lei de promoções não seria apenas 30 dias?

      Soldado Glaucia respondido:
      julho 28, 2014 às 14:29

      O curso de formação de praças seria para quem ainda irá ingressar na PM. Ja o curso de nivelamento é para os que já são integrantes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s