ELEIÇÕES 2014: Candidatos ao Governo do RN apresentam propostas para a Segurança Pública à jornal local

Postado em

Por Glaucia Paiva, com informações do Jornal de Hoje

Nessas eleições, cinco candidatos se habilitaram junto ao Tribunal Superior Eleitoral para concorrer ao cargo do executivo no Estado. Araken Farias (PSL), Henrique Alves (PMDB), Robinson Faria (PSD), Professor Robério Paulino (PSOL) e Simone Dutra (PSTU) são os cinco candidatos ao cargo de Governador do RN e suas propostas iniciais para a segurança pública variam de criação do plano de cargos e salários para as polícias até o apoio à desmilitarização.

Araken Farias (PSOL – 17)

O candidato do PSOL, Araken Farias, aposta na realização do concurso da Polícia Civil e Militar e a criação de um plano de cargos e salários para ambas as polícias (Civil e Militar), além de uma capacitação permanente de seus integrantes.

Araken promete ainda modernizar todos os órgãos envolvidos no sistema de segurança pública (ITEP, PCRN, PMRN), além de criar um sistema de monitoramento em cada escola contando com a ajuda de cidadãos para evitar e inibir o tráfico de drogas nesses estabelecimentos. Outra proposta do candidato do PSOL é a averiguação de cada cidadão abordado pela polícia com verificação da Polinter.

Henrique Alves (PMDB – 15)

Candidato pelo PMDB, Henrique Alves também defende a ampliação do efetivo da Polícia Civil e afirma que terá prioridade no combate ao tráfico de drogas, identificando comunidades com maior incidência de tráfico e uso de drogas.

Henrique diz ter o desejo de implantar um Sistema Unificado de Segurança Pública, com a participação do Governo, Judiciário e da sociedade civil. Outro ponto destacado pelo candidato é a qualificação permanente do efetivo da segurança pública do Estado, privilegiando a tecnologia de informação e a gestão do conhecimento.

Outra proposta de Henrique é a criação do “Linha Direta” e “Disk Denúncia Unificado”, além de observatórios locais de Segurança Pública, preferenciando as estruturas móveis e ampliando a Polícia Rodoviária Estadual.

Robinson Faria (PSD – 55)

Candidato pelo PSD, Robinson Faria pretende criar um sistema integrado de Polícia Civil e Militar, melhorando a estrutura logística de ambas corporações e bonificando suas atuações.

Robinson aposta na filosofia de Polícia Comunitária, com a interação da polícia e a comunidade. Outro ponto em destaque é a criação de Centrais de Polícia, funcionando 24 horas por dia, instaladas nos principais pontos da Capital, acabando com a questão de Delegacia de Plantão. De acordo com a proposta, a Central de Polícia contará com policiais civis, militares e servidores do ITEP, trabalhando de maneira integrada.

Robinson ainda critica o desvio de função e promete aumentar o número de policiais no Estado e defende, antes de mais nada, o tratamento de dependentes, educação e prevenção ao tráfico e uso de drogas. Outra proposta para a Segurança Pública é a implantação da Lei Orgânica do Corpo de Bombeiros e o investimento na perícia forense, capacitando os servidores e modernizando no atendimento.

Professor Robério Paulino (PSOL – 50)

O candidato do PSOL, Robério Paulino, defende a rediscussão do modelo militarizado da Polícia Militar, com um treinamento humanizado e privilegiando a prevenção e a inteligência no atendimento ao cidadão. O candidato ainda defende um plano de carreira para os Soldados, com melhores salários e condições de trabalho, além de oportunidade de promoção.

Robério tem como proposta ainda o aumento do efetivo da Policia Civil, além da implantação de câmeras de monitoramento e investimento na iluminação pública a fim de diminuir o índice de criminalidade. Também defende a criação da Secretaria de Direitos Humanos com interação da sociedade civil e órgãos do Governo.

Simone Dutra (PSTU – 16)

Candidata pelo PSTU, Simone Dutra defende a desmilitarização da Polícia Militar e o surgimento de um sistema de segurança pública unificada, com direito à sindicalização e à greve. A candidata ainda defende a eleição dos representantes das corporação pela população para que eles tenham o compromisso com os cidadãos e não com o Governo.

Simone Dutra critica o modelo utilizado pela PM, inibindo as manifestações e diz que isso precisa ser repensado.

Anúncios

16 comentários em “ELEIÇÕES 2014: Candidatos ao Governo do RN apresentam propostas para a Segurança Pública à jornal local

    carlossoarescombr disse:
    julho 18, 2014 às 16:25

    vejo tudo acontecendo e eu aqui na praça dando milho aos pombos!

    hudsonneimar disse:
    julho 16, 2014 às 23:19

    Meu voto será nulo,nenhum tem propostas que realmente nos façam acreditar que são sérias, são idéias vagas de segurança pública e que repeti a mesma balela de outras eleições,eles não tem competência para isso!

    Ricardo alves disse:
    julho 16, 2014 às 20:45

    O importante vai ser ele abrir o concurso ano que vem pra todas as área de segurança.

    carlossoarescombr disse:
    julho 16, 2014 às 17:02

    Tudo é Farias do mesmo saco

    carlossoarescombr disse:
    julho 16, 2014 às 17:01

    tudo é Farias do mesmo saco!

    sdhellboy disse:
    julho 16, 2014 às 9:39

    Ponham na mente que Alves é Alves,se votarem nele verás a fome, a peste, e a desgraça que assolará em todo o RN.É como Lamonier postou, Henrique não tem o mínimo interesse com assuntos relacionados com a segurança pública até pq a maior parte do eleitorado dele é no interior com questões relacionadas a seca assim como todo os Alves e o pessoal de Agripino tbm.É só prestar atenção que quando ele vai veranear ele põe sempre viaturas de po em frete de sua residência,ou seja, um homem desse tem compromisso com quem,se não, só com ele.

      carlossoarescombr disse:
      julho 18, 2014 às 16:29

      como eu já ouvi tantas proposta, tantas mentiras, eu digo! vejo tudo acontecendo e eu aqui na praça dando milho aos pombos.

    edezio da silva disse:
    julho 15, 2014 às 18:42

    prefiro Rosalba cmo n/ poso votar nela anularei meu voto.

    lberto soares disse:
    julho 15, 2014 às 16:39

    entra ano e sai ano, e a cantiga da PERUA É UMA SÓ!!

    realista disse:
    julho 15, 2014 às 12:32

    A SEGURANÇA PÚBLICA VIROU UM CAOS, POR INCOMPETÊNCIA DE GESTORES, QUE POR VEZES, ANTES DAS ELEIÇÕES FIZERAM, COM TODO CONHECIMENTO DA SITUAÇÃO, AS MESMAS PROMESSAS!!!
    MAS, QUANDO ASSUMI O CARGO DO EXECUTIVO, GASTIGA O SERVIDOR DA SEGURANÇA PÚBLICA DE TODAS AS FORMAS! SALÁRIO, ENTÃO, PARA RECEBER AUMENTO, SÓ DEPOIS DE MUITO DISCUSSÃO E AMEAÇAS DE GREVE OU A GREVE PROPRIAMENTE DITA!!!
    NA VERDADE, OCORRE DA FORMA E MOMENTO QUE ELES QUEREM!! GERALMENTE, PARA LHES AUXILIAR NA ADMINISTRAÇÃO, É NOMEADO UM SECRETÁRIO PARA SEGURAR AS COBRANÇAS DAS PROPOSTAS PÓS ELEIÇÕES, DEPOIS, UM NOVO É NOMEADO PARA DAR PROSSEGUIMENTO NA CONTENÇÃO DOS ASSALARIADOS SEM AUMENTO, E VIATURAS, SOMENTE QUANDO O CAOS ESTÁ INSTALADO COM A IMPRENSA A FLOR DAS PELE, DIVULGANDO OS SERIAS KILLER EM ANDAMENTO!!!!
    DESSAS PROMESSAS ACIMA, NADA É INOVADOR E AO MENOS PASSA CONFIANÇA, SEMPRE AS CONQUISTA SÃO MUITO DIFICÉIS E SEM PLANEJAMENTO A LNGO OU CURTO PRAZO, SEMPRE COM O MESMO DISCURSO DA LEI DA RESPONSABILIDADE FISCAL, MESMO COM A CONTRUÇÃO DAS ARENAS DA VIDA!!!
    PRA FICA NA MESMA, VOTARIA EM ROSALBA MESMO PORQUE COM TODA DIFICULDADE E DESPREZO, CONCEDEU A LEI DO SUBSIDIO E A LEI DE PROMOÇÃO DE PRAÇAS, E PEQUENO AUMENTO PARCELADA, MAS, PELO MENOS NÃO DISTRIBUIU CADEIA ADMINISTRATIVA COMO EM TEMPOS ANTERIORES RECENTE, NUNCA ATRAVÉS DA MÍDIA OFENDEU POLICIAL X OU Y, POR ISSO, COM TODA DESGRAÇA, PARA FICAR NA MESMA DESGRAÇA, DOU GRAÇAS A ELA!!!
    CERTAMENTE, NÃO GANHARÁ MAIS PARA QUALQUER ELEIÇÃO, POR QUE FALTOU COM A SAUDE, EDUCAÇÃO E A PROPRIA SEGURANÇA PÚBLICA, MAS, SE SE CANDIDATAR PARA CONSELHO COMUNITÁRIO, MEU VOTO É DELA!!!!
    ESSA É MINHA OPINIÃO, MAS RESPEITO A OPINIÃO DE TODOS!!

      adilson disse:
      julho 15, 2014 às 14:52

      Meu nobre!
      Como tu vás votar na Rosa, se nem candidata ela é. Além disto iria permanecer a mesma cúpula da Seg. Pub. Aí seria só Deus por nós, a questão é simples, ‘VAMOS VOTAR’ na competência, e não por simpatia, ou partidos, fora isto é melhor votar NULO, pois ficaremos com a consciência tranquila, ok.

    LAMONIER DA CRUZ CORREIA disse:
    julho 15, 2014 às 7:45

    Bom dia a todos, novamente vemos os super poderosos solucionadores das questões de Segurança Pública mostrarem seus intentos, entretanto, cada um tenta puxar para si os votos dos SERVIDOS da SEGURANÇA PÚBLICA (PC, PM, BM e ITEP), todavia, procurem os históricos de cada um anterior ao período eleitoral, e verão que, sempre se mostraram contra nós que fazemos o papel de agentes da Segurança. O próprio Presidente da Câmara Federal quer se passar por bom moço, que dificultou e tirou de pauta o direito de votação em plenário sobre a PEC 300, e teve a discrepância de falar durante questionamento sobre o assunto em Mossoró/RN, de que os Governadores eram contra que o Projeto e sua aprovação, sem falar que sofremos nas mãos do seu Genitor, dai, quem garante que ele não irá seguir os passos do seu pai.

    paulo pedro disse:
    julho 14, 2014 às 22:02

    NO FIM DAS CONTAS O CARA SE ELEGE E FICA MAMANDO NO DINHEIRO DO POVO QUE TRABALHA DURO DIA A DIA .

    paulo pedro disse:
    julho 14, 2014 às 22:01

    PROPROSTAS E MAIS PROPROSTAS SEMPRE A MESMA COISA E NADA MUDA NESSE PAIS , JA CONHEÇO ESSA NOVELA DOS POLITICOS AQUI EM MG E A MESMA COISA.

    sd bm braga disse:
    julho 14, 2014 às 21:52

    Nada que preste ! Nenhum, repito, nenhum cumprirá o que está escrito !!!!!

    É bronca... disse:
    julho 14, 2014 às 21:19

    Todos os candidatos não conhecem, e nem se interessam, em saber da realidade dura dessa instituição quase bicentenária. Antes de dizerem que vão fazer isso ou aquilo, eles deveriam primeiro conhecer a realidade atual, conversando abertamente com as praças e os oficiais para saberem o que falta para a PM melhorar, para depois traçar um plano de ação visando atender esses pontos. Temos mais de 25 anos de democracia, mas o discurso dos candidatos continua o mesmo, e as ações pós-eleições também, infelizmente, continuam as mesmas. No dia em que um candidato for responsabilizado pelo que promete, aí sim teremos um país com menos demagogia e mais ação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s