Governo tem 60 dias para equipar polícias

Postado em

Por Tribuna do Norte

A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) tem 60 dias para concluir 16 processos de aquisição de equipamentos. O reaparelhamento servirá ao efetivo das polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros, em prol da Copa do Mundo. Os processos são referentes a contrapartida do governo estadual nos investimentos em segurança, um total de R$ 37 milhões, garantidos na Matriz de Responsabilidades, assinada pelo Governo do Estado com a União.

Segundo o titular das Sesed, general Eliéser Girão, os processos estão em fase de compra, alguns por licitação, outros em sistema de registro de preço – compra em conjunto com órgãos de outros estados. Apenas um dos 16 processos para compra de equipamentos já foi concluído. Cerca de mil dos 5.500 radiocomunicadores portáteis chegaram à Sesed, no valor de R$ 6,6 milhões empenhado em fevereiro deste ano. Os demais rádios estão encaminhados por lote. Os demais equipamentos deverão ser obtidos até a Copa do Mundo, porém, sem data definida para chegada, informa. Segundo o registro dos processos, a maior parte, dez deles, foi dada entrada em 2013. E ainda, um deles iniciou em 2012 – a torre de radiocomunicação do Ciosp e três neste ano corrente.

Além dos radiocomunicadores, veículos de quatro rodas (com e sem compartimento prisão), motocicletas, pistolas automáticas, fuzis de precisão, coletes refletivos e balísticos, algemas, capacetes para controle de distúrbios civis e torre de radiocomunicação para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), escudos e capacetes para o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) estão listados para compra (veja quadro).

Outros equipamentos, porém, foram garantidos por recursos de iniciativa única do governo federal. No entanto, o secretário não soube precisar todos. Ele recordou o recebimento de sete câmeras frigorificas para o Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (Itep), com capacidade para sete corpos cada; a aquisição de botes infláveis para o Corpo de Bombeiros; e as centrais de controle móvel, vinculadas ao Ciosp. “Até o final do ano queremos adquirir jet-skys”, informa. “Nossa preparação não é somente para a Copa do Mundo, mas para segurança e tranquilidade da população no seu dia a dia”, afirma o secretário.

Segundo fonte ligada a Sesed, as 70 câmeras de vigilância recebidas para cobertura da área no entorno da Arena das Dunas, que serão integralizadas ao Ciosp, chegaram e estão autorizadas para uso, inclusive com contrato assinado com a empresa responsável. No entanto, o maior entrave é a obra de mobilidade na região que impede a definição dos locais de instalação. Não há previsão para instalação.

O andamento das aquisições foi relatado ontem, durante reunião na Escola do Governo, com presença do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, e da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

 

Anúncios

5 comentários em “Governo tem 60 dias para equipar polícias

    Ze disse:
    abril 4, 2014 às 13:03

    Não conseguiram em quase 200 anos imagina em 60 dias.

    Don´t Know disse:
    abril 3, 2014 às 17:32

    É mais fácil fazer 50 anos em 5 do que 4 anos em 2 meses… o povo clama por segurança, mas para os “representantes do povo”, segurança não é prioridade.

    Luzinaldo Soares de Freitas disse:
    abril 3, 2014 às 12:12

    INFELIZMENTE A INSTITUIÇÃO MILITAR A QUAL TENHO ORGULHO DE PERTENCER, SOBREVIVE DE SONHOS SEMPRE QUE HA UM EVENTO DE GRANDE PORTE; UMA INSPEÇÃO AS UNIDADES MAIS LONGÍNQUAS, VEJO A PREOCUPAÇÃO DOS CMTs PARA MOSTRAR QUE TUDO ESTA BEM…QUANDO NA VERDADE FALTA TUDO, AI SE PINTA O PRÉDIO, RETOCA-SE AS VIATURAS, O EFETIVO APRESENTADO É O QUE TEM A MELHOR FARDA ADQUERIDA COM SEU PRÓPRIO SALÁRIO, E MAIS UMA VEZ AQUELE QUE INSPECIONOU SAIU MUITO SATIS FEITO COM TUDO QUE AOS SEUS OLHOS ESTAVA MAQUIADOS.

    disse:
    abril 3, 2014 às 8:45

    O governador Carlos Augusto Rosado, teve mais de três anos para preparar o estado e não fez, imagine com dois meses, prepare-se para trabalhar com fartura, ou seja vai faltar o básico imagine o nais dependioso, um bizu é vota no ladrão da corja dos Alves que por aí.

      Justiceiro 3BPM disse:
      abril 5, 2014 às 11:17

      E AINDA TEM MUITOS POLICIAIS QUE DEFENDEM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s