Comandante está apreensivo com jogo dos EUA em Natal

Postado em

Por Jornal de Hoje

O coronel Francisco Canindé Araújo é um dos homens de maior influência no Estado quando o assunto é segurança. Próximo de completar 4 anos no cargo de comandante geral da Polícia Militar, Araújo concedeu uma entrevista exclusiva para O Jornal de Hoje e não se intimidou a falar sobre diversos assuntos, desde as dificuldades em administrar a corporação até o momento crítico atual da segurança no RN.

Entre os temas mais delicados, estão os preparativos para a Copa do Mundo. O evento começa em junho e terá Natal como uma das sedes dos jogos. Com os atuais índices de violência no Estado, coronel Araújo afirmou que será um grande desafio preparar a segurança para o evento. “Eu tenho 50 anos e nunca tive a oportunidade de acompanhar uma Copa do Mundo em nosso país, muito menos participar de todo o planejamento da competição. Será uma realidade completamente diferente que teremos aqui no RN e em todo o Brasil, pois teremos o mundo todo olhando para nós”, disse.

Se não bastassem as preocupações que um evento como a Copa do Mundo traz, o fato de a seleção dos Estados Unidos jogar em Natal (contra Gana no dia 16 de junho) é um fator que exige ainda mais cuidado. A preocupação do militar tem explicação. O time americano teme sofrer possíveis ataques terroristas, medo que se repete praticamente a cada grande evento esportivo ao redor do mundo.

“A seleção dos Estados Unidos irá inspirar um cuidado maior. Um cuidado não só da polícia, mas de todos os órgãos de segurança municipal, estadual e federal. Vai ser muito importante a integração de todos esses órgãos. Além dos órgãos da Saúde, Defesa Social, Defesa Civil, Poder Judiciário, Ministério Público e OAB. Todos apoiando a realização do Mundial”, finalizou.

Forças Armadas

Nos últimos meses, o RN ganhou destaque na mídia brasileira e mundial pelos problemas na segurança. Um ranking divulgado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal AC, apontou a capital do Estado como a 12ª mais violenta do mundo. A ESPN, um dos principais meios de comunicação esportiva do planeta, classificou Natal como “muito mais violenta que a África do Sul”, ao fazer uma comparação com as cidades que receberam jogos da Copa do Mundo de 2010.

Com os números alarmantes, no início do mês a governadora Rosalba Ciarlini resolveu agir e nomeou o general Eliéser Girão Monteiro como titular da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Para o Araújo, a escolha não poderia ter sido mais acertada. “O general tem um currículo muito bom para o atual momento da segurança no Estado. Cada instituição tem sua autonomia financeira e de gestão, mas o general agora é o coordenador central”.

Questionado se seria favorável a utilização das Forças Armadas no dia a dia dos municípios do Estado, o coronel respondeu negativamente. “A PM tem uma relação muito forte com as forças armadas e somos reservas e força auxiliar do Exército brasileiro. Então até isso facilita o relacionamento nosso com a pessoa do secretário. Porém, acredito que aqui no RN, a Polícia Civil e Militar estão conseguindo atender a demanda. Claro, tudo dentro de nossas possibilidades”, argumentou.

‘Sociedade tem que mudar’

Coronel Araújo acredita que apenas melhorar os órgãos que cuidam da segurança não irá resolver o problema da violência. “O produto final que chega para a polícia resolver, não foi causado pela polícia. É uma situação que vem da família, do cuidado dos pais com os filhos. Depois passa pela igreja e pela escola. Digo igreja como um moderador, independente da religião. O jovem precisa ter escola em tempo integral. Os pais precisam saber com quem os filhos andam. Quando isso tudo falha, termina na polícia. A Polícia é chamada para resolver o que falhou lá atrás”, afirmou.

Para Araújo, outro problema importante que precisa ser combatido são as drogas, principalmente o consumo do crack. “O Brasil não é produtor de cocaína. Ela vem de outros países. Ele entra aqui como um subproduto, que é o crack, que está viciando os jovens. Se o jovem não tem escola e nem lazer, ele vai usar drogas. Se ele não tem dinheiro para comprar a droga, ele vai roubar. Aí aumenta o número de homicídios, assaltos a mão armada. Quando consome e não tem dinheiro para pagar, o traficante vai lá e mata. Aí tudo isso sobra para a polícia resolver”.

Em relação à diminuição da maioridade penal, Araújo frisou que isso só irá trazer outros problemas. “Eu sou totalmente contra a diminuição da maioridade penal. Se isso acontecer, depois teremos crianças de 6 ou 7 anos presas nos presídios. O que precisamos mudar é aquilo que falei, as políticas públicas. Os jovens precisam de escola em tempo integral e de lazer. Caso contrário esse cenário atual não irá mudar”.

Anúncios

21 comentários em “Comandante está apreensivo com jogo dos EUA em Natal

    samara disse:
    abril 3, 2014 às 17:04

    CARO
    colega esse cmt geral da pm rn
    eu nunca vir tanto Bancos ser arrobando todos dias no Rn
    não descobre nada, CMT cel araujo cade a vc a policia

    SD- JESUS disse:
    abril 2, 2014 às 2:13

    Bom dia companheiros!!!
    Primeiramente gostaria de parabenizar a companheira sd- Gláucia pela oportunidade de abrir esse espaço para que através dos nossos comentários, possamos demonstrar nossa insatisfação em relação ao plano de cargos e carreiras, ao estatuto, aos nossos salários e inúmeros outros problemas que estamos amargando dentro da nossa instituição polícia militar, assim como na saúde e educação desse estado.
    Por fim gostaria de comentar que todos os comentários são importantes, e que não conheço o Sr. 3º Sgt.PM/RR- Francisco Paulo de Sousa, mas de uma coisa eu já tenho certeza que o senhor como candidato a deputado já demonstra como será um grande apoio para nós praças apartir do momento que o senhor comenta:
    “OLÁ COMPANHEIRO MARCONE,CREIO QUE VOCÊ ESTÁ SE REFERINDO A MIM”
    O Sr. tem certeza que ele se refere ao senhor, pois não vejo ele citar nomes.
    “MEÇA AS PALAVRAS PARA NÃO SE PREJUDICAR”
    “EU PODERIA MUITO BEM ENTRAR COM UMA REPRESENTAÇÃO CONTRAVOCÊ”
    O Sr.demonstra como tem conhecimento do Art. 5º da nossa constituição e como o senhor pretende tratar o praça que também é cidadão e que vive num Estado Democrático de Direito.
    “NÃO TEMOS NINGUÉM POR NÓS, ATÉ NOSSAS ASSOCIAÇÕES NÃO TEM NENHUM PODER”
    Quero que o Sr. saiba que essas são as associações que lutaram e continuam lutando pelos militares da ativa e da reserva, que melhoraram os salários principalmente os dos sargentos assim como o senhor e o senhor vem dizer que as associações não tem poder
    É 3ºSGT-PM/RR PAULO NÓS TEMOS QUE MEDIR NOSSAS PALAVRAS PRA NÃO NOS PREJUDICARMOS

      Francisco Paulo De Sousa Paulo disse:
      abril 2, 2014 às 13:11

      Olá meu amado Jesus, até o teu nome é abençoado o nome de nosso amado Jesus! Meu amigo gostaria de dizer ao amado companheiro que nenhuma vez quis desfazer do poder da nossas Associações, pois sei das lutas que elas tem travados a procura de melhoria para nós, e aí de nós se não fosse elas! A forma que eu falei é porque quem deveria dar mais poder, mais apoio a elas também não dar. Vocês são prova do que o nosso cabo Joias tá passando, por que? Porque ele não sabe ficar calado com as coisas errados que existe dentro de nossa corporação. Como também o que eu falei sobre o nosso companheiro Marcone, foi quando ele se referiu de alguém está querendo fazer do blog um palanque político, como também chamar de puxador de saco do Cmt. se só eu fui que citei o nome do comandante fazendo alguns elogios que justamente são merecidos. Não sei o seu tempo de praça mas se você é de uma época mais recente sabe ou já ouviu alguém falar do que sofremos nas mãos de bocado de oficiais casca dura semianalfabetos que passaram pela Polícia. Nem estudar nós tinha direito de estuda. Por que para não saber reivindicar nossos direitos. Em 1992, eu concorri as eleições de Prefeito e Vereadores, concorrendo uma vaga de vereador e quando foi no final eu passei 30 dias preso e só tirando serviço interno ate guarda do quartel eu tirei como se fosse soldados, pois na época eu era cabo. é o que posso dizer de um bocado de oficial casca grossa que existia. Hoje pelo contrário nos corporação só tem homens capacitados de um grau intelectual colossal! Então é por esta razão que eu quero ser eleito para poder lutar juntamente com nossas Associações pelos nossos direitos nossos objetivos por uma Polícia melhor, mais segura. Quero estar junto com os companheiros nas ruas com faixas com cartazes reivindicando nossos direitos. Sou reconhecedor de tudo que estamos passando, das dificuldades salariais que ao um longo tempo se arrasta sem termos nenhum reajusto, sem promoções que em quanto o oficial é promovido constantemente o praça muitas vezes vai pra reserva e não é promovido. Eu já tenho um projeto de lei que vou lutar eu sendo eleito para ele ser aprovado, que é o Sindicato dos policiais militares, se todas as instituições tem, por que só a Polícia Militar não pode ter e muitos mais coisas ou projetos de lei que já tenho em benefício a nosso policia ou as nossas polícias. Peço que acessem minha página no facebook e vejam o que eu tenho acessado. Quero desejar um forte abraço a todos que o nosso Deus todo poderoso ilumine a vida os caminha o trabalho de cada um. Sgt. PM/RR Paulo

      Marcone disse:
      abril 2, 2014 às 19:33

      Eu iria responder Jesus, mas você disse tudo!

    Carlos disse:
    abril 1, 2014 às 14:26

    Pense num puxa saco… acabou o estoque de sacos do PLANETA!

    Marcone disse:
    março 31, 2014 às 14:06

    Eu acho que se determinadas pessoas não tem o que comentar, não deveriam fazer desse canal um palanque politico, além de ficar puxando saco de quem não merece, se até o final desse governo o PCCS da PM não for aprovado, eu com certeza vou ser mais um que vou procurar minhas melhoras, vou citar um exemplo de um amigo: EU INGRESSEI NAS FILEIRAS DA PM NO ANO DE 2001, AÍ UM AMIGO FEZ O CONCURSO EM 2004, MAS GRAÇAS A DEUS ELE NÃO FOI APROVADO, RESULTADO, FOI TRABALHAR NA EMPRESA GUARARAPES, HOJE APÓS 11 ANOS NA EMPRESA SE TORNOU ENCARREGADO DE SETOR, GANHANDO PRATICAMENTE O DOBRO DO QUE GANHA UM SOLDADO NA PM DO RN, FOI PROMOVIDO PELO BOM TRABALHO QUE EXERCE NA EMPRESA, AÍ FICA A PERGUNTA E NÓS POLICIAIS MILITARES DO RN QUE DAMOS A NOSSA VIDA PARA PROTEGER A SOCIEDADE E ESTAMOS PARADOS NO TEMPO, POLICIAIS SE APOSENTANDO COM 30 ANOS DE SERVIÇO SEM NENHUMA PROMOÇÃO, SEM NENHUM RECONHECIMENTO, AÍ VEM O NOSSO ILUSTRE COMANDANTE FALAR QUE ESTÁ PREOCUPADO COM OS JOGOS DOS EUA AQUI EM NATAL, ME AJUDE AÍ PELO AMOR DE DEUS.

      prego. disse:
      abril 1, 2014 às 15:41

      BOA MARCONE.

      Francisco Paulo De Sousa Paulo disse:
      abril 1, 2014 às 16:03

      Olá companheiro Marcone, creio que você está se referindo a mim quando frisou que tem pessoas que não tem o que falar, que querem fazer do canal um palanque político e que vivem puxando o saco do comandante. Primeiro não estou usando o blog para fazer dele um palanque político, o blog existe para isto mesmo. Ele é um canal de informações e de comunicações, então eu estou aproveitando o ensejo não só nele mas em diversos outros para comunicar que na verdade sou pré-candidato a Deputado Estadual, eu estou errado? Não, não estou, mas se você tiver preocupado arrume um meio e tire o comentário que fiz do blog. Segundo nunca fui e nem sou nenhum puxa saco de comandante, quando for falar alguma coisa meça as palavras para não se prejudicar, é por isto que muitas pessoas se prejudicam por não saber o que vai dizer ou o que vai escrever. Você me conhece para falar dessa forma? Eu poderia muito bem entrar com uma representação contra você, para você a prender a respeitar as pessoas. Continuo dizendo em toda minha trajetória de trabalho dentro da Polícia Militar não conheci nenhum comandante com a personalidade, com o perfeccionismo igual a do Cel. Araújo, o que eu conheci na Polícia foi um bocado de coronel casca dura que você pra falar com ele teria que passar meia hora em posição de sentido começar se apresentando dizer a até o número do coturno, isto sem dizer que antes de falar com ele teria que passar por um sargento de dia um ajunto de oficial de dia e o oficial de dia para poder falar com o coronel. Hoje é diferente você fala com ele no meio da rua. e tem que ser assim porque ele é um funcionário público igual a mim e a você, os direitos são iguais e temos que seguir o que está escrito na Constituição Brasileira em seu Artigo 5º. Se não conseguimos até hoje alcançar nossos objetivos como exemplo: A lei de promoção de praças a culpa não é dele e sim do governo do Estado se ganhamos o pior salário do Brasil, que acho isto uma barbaridade nós enfrentando o risco com a própria vida mas não é culpa dele e sim do governo do Estado que um governo desumano que não tem credibilidade, então é por isto que a tropa vem passando por tudo isto, mas este mal vem se alastrando por muitos e muitos anos ou seja vem piorando a cada governo do Rio grande do Norte. Faça uma analise e tome com base outras polícias que tem um representante na Assembleia Legislativa, na Câmara Federal, no Senado, se as coisas não são diferentes! Nós não, não temos ninguém por nós, até nossas associações não tem nenhum poder. Então é por esta razão que eu quero ser eleito para lutar pelos nossos direitos nossos objetivos, eu quero está na rua com faixas juntamente com meus companheiros com as Associações pedindo apoio reivindicando nossos direitos. Não interessa se eu sou de lado “A” ou de lado “B” se sou da oposição ou da situação, eu sendo eleito não vou ser eleito com voto de governador , deputado ou senador não, eu vou ser eleito com o voto dos companheiros do povo em geral, eu sou polícia e vou morrer sendo polícia. Isto é o que penso e que pretendo fazer doa em quem doer Nem que só passe um mês dois meses um ano como Deputado mas vou está ao lado dos meus companheiros brigando, lutando por uma vida mais digna e mais segura. Continuo dizendo sou polícia e só deixo de ser quando morrer. Um abraço do Sargento Palo a todos os companheiros.

        justiceiro 3BPM disse:
        abril 2, 2014 às 18:41

        VAMOS PARAR DE FALAR BESTEIRAS ESSA RAÇA DE POLÍTICOS PRINCIPALMENTE DA POLICIA É TUDO UM MONTE DE CABA DE PÉIA ATÉ HOJE NÃO ESCAPOU UM POR ISSO QUE SOU PM A MAS DE 20 ANOS E NÃO VOTO EM NENHUM

    Cansado do decaso disse:
    março 31, 2014 às 10:42

    kkkkkkkkkkkkkkk
    Ele está apreensivo! Mais porque, só porque ganhamos o pior salário da segurança pública? Porque fazem 17 eu disse 17 anos que não há concurso para sargentos? Porque fazem 9 anos que não há concurso para soldados? Porque ainda não temos nosso plano de carreira e com isso existem policiais indo para reserva ainda como soldados? Há acho que não, ele deve estar preocupado porque não temos alimentação adequada nos batalhões ou será porque esses batalhões estão quase caindo na cabeça dos policiais? Porque será que ele está preocupado só agora, são problemas com pelo menos 9 anos! Eu inda não sei!

      prego. disse:
      abril 1, 2014 às 15:42

      É isso mesmo .

    samara disse:
    março 31, 2014 às 9:45

    ESSE CMT GERAL CEL ARAÚJO SÓ TEM CONVERSA FIADA, ELE É RESPONSÁVEL PELO CAOS INSTALADA NA PMRN, ELE SO PENSA NELE.ASSOCIAÇÃO FAZ 4 ANOS QUE ESTATUTO DA PMRN ESTÁ PRONTO, ELE FICA ERROLANDO. A VIOLENCIA CONTRA POLICIAS MILITARES SENDO MUITO ALTO, SENDO DESCASO COM PRAÇA E OFICIAS.

      Francisco Paulo De Sousa Paulo disse:
      março 31, 2014 às 19:55

      Ok Adilson, eu ti agradeço pelo teu incentivo como também pelo teu apoio, que não seja só você mas todos os companheiros (as), não só da gloriosa Polícia Militar, mas da Polícia Civil, os heróis Agentes Penitenciários, os guerreiros da Guarda Patrimonial, enfim todos as camadas sociais. Pois sendo eleito vou trabalhar por todas as camadas sociais. Meu amigo quero contar com o seu apoio,pois conheço a sua personalidade e sei que posso contar com você. Aqui está os meus contatos: (f.paulosousa@hotmail.com) Facebook: (a.paulo@facebook.com) Celular: 8737-5097 – 9837-4371Um abração do amigo, Sgt.PM Paulo

        justiceiro 3BPM disse:
        abril 2, 2014 às 18:45

        É AS MESMAS ASNEIRAS QUE TODOS DIZEM PERGUNTE ME QUANTAS VEZES ESSES PRÉ CANDIDATOS DA PM FORAM EM UMA ASSEMBLÉIA A NÃO SER PERTO DAS ELEIÇÕES?SABE QUANDO? NUNCAAAAAAAAAAAA

    PM insatisfeito disse:
    março 31, 2014 às 1:57
    adilson disse:
    março 30, 2014 às 22:53

    F. Paulo, aqui vai um abraço do seu amigo Adilson, que Deus o abençoe, pois o resto!!! só o soberano para nos Salvar, haja vista os que nos representa pouca estão se importando conosco. Vá a luta amigo!!! e conte comigo valeu.

    Ze disse:
    março 30, 2014 às 22:14

    O comandante além de ser muito competente é muito inteligente e sabe que a tropa está desmotivada e cabisbaixo com a falta de tudo na PM. A aprovação da lei de promoção de praças seria uma correção de injustiça de quase 200 anos dentro da PM. Contamos com o senhor comandante para elevar a moral desta tropa que não agüente mais ser tão maltratada.

      Elnatã disse:
      abril 2, 2014 às 17:32

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk………..kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Francisco Paulo De Sousa Paulo disse:
    março 30, 2014 às 17:36

    Olá Coronel Araújo, eu sou o Sargento Paulo da RR, gostaria de parabeniza-lo pelo brilhante trabalho que o senhor vem fazendo a frente da corporação! Sempre tenho dito que em toda minha trajetória de vida e durante o tempo que passei nas fileiras da Polícia Militar um dos comandantes mais íntegro, Um comandante inatacável, com uma conduta briosa a frente da tropa é o senhor! E é por esta razão que o senhor é respeitado por todos desde o soldado mais moderno ao oficial. Hoje agradecemos está recebendo este subsídio ao senhor que ficou ao nosso lado, sem tentar punir e nem prejudicar ninguém. É isto que vejo no Coronel Araújo, firme na sua postura, quando é indagado por alguns canais de comunicação como tem sido ultimamente, sem medo de responder a verdade. Na hora que precisa está por trás de um birô, dentro de um gabinete está, na hora que é preciso está na rua a frente do serviço também está. Gostaria de aproveitar o ensejo e comunica a toda a corporação ativos e inativos que sou pré-candidato a Deputado Estadual, pelo PEN 51 (Partido Ecológico Nacional) partido este que sou Presidente municipal em minha cidade: Serra de São Bento. E pretendo concorrer as eleições de 2014, Missão esta que creio que será uma das mais difíceis de minha vida, mas mesmo assim estou preparado para enfrenta-la. Para que os companheiros me conheçam melhor: Eu sou o 3º Sgt.PM/RR Francisco Paulo de Sousa, residente na cidade de Serra de São Bento/RN, sou Pr. Evangélico formado pelo Instituto Gamaliel de Pernambuco, tenho o curso de “Teologia” feito pela “AGRADE” (“ACADEMIA TEOLÓGICA DA GRAÇA DE DEUS”) em São Paulo, tenho o curso de “Relações Públicas” e “Relações Humanas” além de outros cursos sem muita importância. Sou universitário, estou cursando o 2º período de “Serviço Social” na Universidade Estácio de Sá em Natal. Creio que sendo eleito saberei representa-los na Assembleia Legislativa. Sempre que for preciso vou está a frente de qualquer manifestação juntamente com os companheiros, lutando pelos nossos direitos e nossos objetivos. Comandante quero contar com o seu apoio perante a tropa, juntos faremos um Rio Grande melhor com mais segurança, mais educação. Peço aos companheiros que compartilhem esta mensagem e comentem. Um abraço do Sargento Paulo.

      Elnatã disse:
      abril 2, 2014 às 17:35

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk……..kkkkkkkkkkkkkkkk É muito divertido esse blog.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…… vou sair porque senão vou morrer de tanto rir. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

      justiceiro 3BPM disse:
      abril 2, 2014 às 18:47

      POSSO ATÉ SER LEIGO EM CERTOS ASSUNTOS MAS PENSE NUM BABÃO DA BIXIGA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s