Comandante aprova procedimentos de emprego do BPChoque em presídios

Postado em

Por PMRN

O Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, Coronel PM Francisco Canindé de Araújo Silva, autorizou a publicação da Portaria que aprova os procedimentos quanto ao emprego do BPChoque em estabelecimentos prisionais.

De acordo com o Decreto nº 21.613/2010, o qual dispõe sobre a criação do BPChoque na estrutura da Polícia Militar do RN, já previa a atuação da Unidade Especializada no controle de rebeliões em estabelecimentos prisionais.

A nova portaria determina que a Unidade fique responsável no apoio das revistas nas Unidades Penais do Estado, além das atribuições oriundas pelo Decreto nº 21.613/2010. Para controle de rebeliões, motins e emprego em revista de estabelecimento penal, a portaria estabelece que o Batalhão de Polícia de Choque somente seja acionado pelo Comandante Geral, ou em caso de impedimento pelo Subcomandante Geral, seguindo a cadeia de comando até o Comandante do BPChoque, ou, em caso de impedimento, o Subcomandante da Unidade.

Além da convocação pela Autoridade Militar competente, o Diretor do estabelecimento prisional deverá autorizar a entrada da tropa por escrito, estando ciente das possibilidades de emprego da força por parte dela, principalmente quanto a possível limitação de instrumentos de menor potencial ofensivo, devendo ainda solicitar o apoio para revista com antecedência mínima de 48 horas, salvo em caso de quebra da ordem pública ou de rebeliões.

A portaria, além de estabelecer outros procedimentos, restringe ainda o emprego exclusivo do efetivo do BPChoque, vedando o emprego de outras Unidades durante a operação, ressalvado a necessidade de emprego do BOPE, do Corpo de Bombeiros Militar e do SAMU.

A portaria entrou em vigor no último dia 09 de janeiro, data da sua publicação no Boletim Geral da Corporação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s