“Como posso ser garantidor dos direitos dos cidadãos, se não tenho pleno os memos direitos”, indaga PM

Postado em

Por Sd Glaucia

Um policial militar do RN fez um desabafo nas redes sociais sobre a situação dos PM’s no Brasil. Em seu desabafo, o PM faz um paralelo entre a célebre música infantil “Marcha Soldado” com a forma como são tratados os militares no chamado “Estado Democrático de Direito”.

Mesmo com a Constituição Federal em vigor há 25 anos, os direitos fundamentais e sociais garantidos por aquela norma parece não ter chegado aos quartéis, chega a conclusão o PM. “Como posso ser garantidor dos direitos fundamentais e sociais dos demais cidadãos, se não tenho pleno os mesmos direitos e minha cidadania?”, indaga o PM.

Confira o desabafo emitido pelo Soldado Charlejandro Rustayane.

“MARCHA SOLDADO CABEÇA DE PAPEL, SE NÃO MARCHAR DIREITO VAI PRESO PRO QUARTEL!”, cantava ontem minha filha quando andávamos de moto. Lógico que no alto de sua inocência nem desconfiava que tal jargão evidenciava uma realidade existente nos quartéis, a qual feria de morte a dignidade da pessoa humana do policial militar, nem muito menos que afrontava gravemente seu querido pai por ser um ‘reles’ soldado da polícia militar e encontrar-se inserido nesta dura realidade.

Fiquei cabisbaixo mas não a retruquei, porém desde então fiquei inquieto com o ocorrido, não por ela (minha inocente filha), mas sim pela constatação da aceitação cultural e tácita por parte da sociedade, da imprensa e dos poderes constituídos no tocante essa trágica realidade. Tão trágica que eu poderia ter iniciado tranquilamente esse assunto com a célebre frase “seria cômico se não fosse trágico”.

Pois bem analisemos os fatos. Policial Militar não está beneficiado pelo artigo 5º da Constituição Federal, não tem sua cidadania plena e não tem direito a remédio constitucional para combater prisão ilegal (habeas corpus), e ainda assim tem que estar pronto para garantir todos esses direitos aos cidadãos. Seria o mesmo que pedir aos que estão excluídos que lutassem pela preservação do direito dos demais já incluídos. Então eu pergunto: como posso ser garantidor dos direitos fundamentais e sociais dos demais cidadãos se não tenho pleno os mesmos direitos e minha cidadania?

Nesses poucos 13 anos nessa dura profissão já evidenciei inúmeros abusos tanto nos quartéis quanto fora deles. Já fui chamado pelo corregedor da PM de “recruta folgado” por dizer, quando perguntado, que não lavaria seu carro particular; já fui punido por me queixar de abusos nos quartéis e o pior, recentemente sofri abuso no interior do quartel e resolvi ajuizar ação por assédio moral. Para meu espanto, durante a audiência, o magistrado retrucou: “hoje tá bom de mais pra soldado, antigamente era na chibata” e acrescentou “se não quiser sofrer abusos no militarismo vá dançar balé clássico”. Essa é a nossa realidade com o consentimento das autoridades, dos poderes e da sociedade.

Charlejandro Rustayne Marcelino Pontes é Soldado da Polícia Militar do RN,

Bacharel em Direito, Graduado em Recursos Humanos e Pós-Graduado em Ciências Penais.

Anúncios

30 comentários em ““Como posso ser garantidor dos direitos dos cidadãos, se não tenho pleno os memos direitos”, indaga PM

    moura castro junior disse:
    novembro 17, 2013 às 9:15

    para com essa frescura de caro crocha! Ser oficial é ser outra policia. Aquela que se diz que trabalha muito. Mas, na verdade é o praça que é sugado e mal gerido por vários gestores incopetentes e parasitas.

    covardia disse:
    outubro 27, 2013 às 0:35

    A instituição pm e vítima como e também uma escola, um hospital, enfim no servico público o povo quer folga,salário bom ma trabalhar em prol de um brasil mais digno ninguem quer ai fic essa briguinha de praça com oficial e as covardias com força total dentro dos quarteis ate quando isso vai ser assim vamos trabalhar gente do cel ao ad vamos pensar no povo, vamos honrar o prato que comemos e a proposito nao sou militar mais ao ver o comentario dos senhores so vejo frustracao em alguns e superioridades em outros vao trabalhar que e melhor.

      crocha disse:
      outubro 27, 2013 às 7:57

      você acho pouco um trabalho de 30 anos como PMRN, porem temos que retorna para casa com dignidade e muita saúde , outrossim, como você não é PM e fala do que não entende.

    charlejandro disse:
    outubro 23, 2013 às 10:17

    Agradeço a todos os comentários. Respeito as criticas e os elogios. O nome do Magistrado é Pedro Cordeiro da vara da fazenda publica de mossoro, na oportunidade gravei o audio e denunciei na Ouvidoria da justiça.
    Quanto as critica do tipo “voce ja sabia que era assim” só tenho a lamentar tais comentários.

      PM FRUSTRADO disse:
      outubro 26, 2013 às 13:06

      Deixe de mimimi rapaz, seu sentimento de autopiedade só fragiliza mais a imagem dos soldados da PM e demonstra sua fraqueza, revolta e vergonha de ser SdPM; você é um fraco! que com pena de si mesmo e por sua imensurável incapacidade pessoal não consegue galgar outros caminhos ou funções dentro da própria PM! tenha a dignidade de pedir baixa! Deixe de ter pena de si mesmo! A luta por melhorias na PM não se faz com “COITADISMO”; vá embora! vá ser advogado! ou você não tem competência de passar no exame da OAB?

        Arivaldo Paiva disse:
        outubro 26, 2013 às 21:46

        Frustrado isso não é fraqueza,isso é ser forte,digno e correto,não podemos mais ficar quietos vendo acontecer esses abusos e ao invés de sair,fugir,se acovardar ele teve a ombridade de se expor,denunciar e tentar melhorar não só para ele como para todos,acho que você não faria e fugiria,isso é incapacidade e incompetência!!!

        PM FRUSTRADO disse:
        outubro 27, 2013 às 8:45

        Deixe de blábláblá Arivaldo! Não me venha com hipocrisia também, quem nesse mundo se diz estar na merda e quer permanecer? Só se ele curtir um sadô! Se assim fosse não teríamos tantos PMs reclamando de ascensão funcional e/ou afirmando que na primeira oportunidade abandona o barco.

        PM FRUSTRADO disse:
        outubro 27, 2013 às 8:53

        E quem disse que esse camarada aí está dizendo a verdade? Você emprenha pelos ouvidos? Você acredita na primeira versão que chega até você? Então você é tendencioso e injusto! Você realmente acredita que toda praça é bonzinho e todo oficial é mau! Acorda meu irmão, abra seus olhos e veja onde você vive!

        PM FRUSTRADO disse:
        outubro 27, 2013 às 9:04

        quinta-feira, 17 de outubro de 2013
        CONVOCAÇÃO DE ASSOCIADO, URGENTE!

        Após fracassarem contatos telefônicos, comunicados em blog entre outros artifícios, a APRAM vem por meio deste CONVOCAR pela última vez o associado LIDUINO EMANUEL BARROS para comparecer com a máxima urgência à sede da entidade para tratar de assuntos administrativos de seu interesse.

        O não comparecimento até a próxima terça (21/10) acarretará em sanções administrativas previstas no estatuto da entidade.

        É PRAÇA AMEAÇANDO PUNIR PRAÇA, e aí Arivaldo quem tá certo, o associado ou a associação?

    MILITAR NATO disse:
    outubro 23, 2013 às 9:32

    As reclamações por parte de Policiais Militares são inúmeras, porém não vejo na prática por parte de uma maioria de insatisfeitos qualidade e eficiência nos seus serviços. Com relação a sair ou permanecer na Instituição, cabe somente ao Policial Militar decidir sobre essa questão. Porque da mesma forma como ingressaram na Corporação, e diga-se de passagem, sem imposição, nem chamado do Estado, busquem o melhor, e sem imposição e demissão ou exclusão saiam dos quadros da Gloriosa, e da melhor forma possível. Vivemos num Estado Democrático de Direito, mas uma coisa é certa, enquanto tiverem se sustentando e garantindo as condições de vida de seus familiares, pelo menos honrem e não cuspam no prato no qual estão se alimentando. Ponto de vista sem nenhuma ofensa pessoal.

    marco disse:
    outubro 22, 2013 às 19:57

    o nome desse bagaço diz tudo militar nato,que vergonha.

    VAMOS SAIR disse:
    outubro 22, 2013 às 15:37

    QUANTO A SAPIENCIA ,MEUS PARABENS AOS GRANDES GESTORES DA PM/RN!!!! QUE EM 176 ANOS DE DEPENDENCIA POLITICA CONTIBUIRAM PARA A RUINA DA INSTITUIÇÃO EM CREDIBILIDADE E ESTRUTURA….. A PMRN HJ VAI COMEÇAR DO ZERO…. A CF/88 É RASGADA TODOS OS DIAS EM BATALHOES,QUARTEIS E DESTACAMENTOS…. QUEM DISSER O CONTRARIO COMPACTUA COM ESSE SISTEMA DECADENTE E PROSTITUIDO….. E VAMOS A LUTA!!!! SEJA DENTRO OU FORA DELA!!!!!!

    ailton disse:
    outubro 22, 2013 às 11:02

    Amiga Gláucia boa noite, divulgue ai no seu blog que nos pm da 4 cipm santa cruz, ainda não recebemos nossas diárias do Enem do ano passado 2012 e já vai ter outro Enem e não nos paga, divulgue ai para ver se o comandante tenha consciência e nos pague o que é de direito, por que trabalhamos na nossas folga, amiga espero resposta sua no seu blog. Tenha um bom dia e que deus abençoe todos nos policiais militares da gloriosa.

      Soldado Glaucia respondido:
      outubro 22, 2013 às 13:39

      Boa tarde, Ailton!

      Fiquei sabendo hj, 22, q o repasse já foi feito. O pagamento deve tá sendo efetuado até amanhã.

      Abraço!

        ailton disse:
        outubro 22, 2013 às 16:49

        amiga gláucia recebi as diárias agora, desculpe o comentário, e você já viu véspera de outro Enem recebemos, mas é assim que samos tratado, mas dias melhores viram agradeço o espaço para desabafa tenha um bom dia.

    crocha disse:
    outubro 22, 2013 às 8:58

    Caro colega, com todo seu saber jurídico porque você não propões mudança(com proatividade) em vez de fica reclamando da atual situação, dias difíceis já se passaram, agora estamos caminhando para uma nova realidade PMRN, entenda que temos um estatuto e RDPM que nos regi em toda nossa vida de caserna e inatividade ate os 70 anos, logo sugiro com sua sapiência jurídica mudança com proativo com ações e projetos que possa muda esta realidade com respeito ao seu juramento e que vc permaneça na gloriosa PMRN. os campos são livres para voar, valorize o que você tem, só assim você será um ótimo policial militar, tenha orgulho, tenha raça e continue a fazer tudo com o máximo de profissionalismo.

      charlejandro disse:
      outubro 23, 2013 às 10:26

      Caro colega sou lotado em Mossoro e lhe garanto que em minha postura profissional nao fico apenas nos desabafos. Se você der uma sondada com algum policial de mossoro com certeza ouviras sobre a minha luta.

    VERGONHA DA PMRN disse:
    outubro 22, 2013 às 7:11

    Dia a dia me questiono a respeito dessas alegações apresentadas no texto. Ora companheiros vi um grupo de oficiais reunidos em uma audiencia publica na Assembleia Legislativa discutindo os assuntos que estao levando a tropa a se desmotivar. Durante algumas falas um punhado de oficiais disseram o quanto é dificil manter 1(um) so policial em um destacamento e os mesmos destacarm que se nao fosse a desenvoltura dos OFICIAIS esses municipios não teriam policiamento, eis que aproveito a fala desses oficiais para destacar o quanto nossa CONSTITUIÇÃO é descumprida. Os gestores da grande PM/RN cobram tanta legalidade e são os maiores descumpridores da carta magna, favores politicos, utilização do aparato publico em beneficio proprio é algo recorrente em nossa Instituição. O QUE DIRÁ O SERVIÇO DE TAXI DA PM UTILIZADO PARA PEGAR DIOTURNAMENTE OFICIAL,FILHO,ESPOSA E ADERENTES NOS MAIS DIVERSOS PONTOS DA CIDADE( ISSO É LESAR O ERARIO PUBLICO). O que dirá os praças que dirigem VTRS sem a minima condição de trafego, praças sem ferias,sem apoio, vivendo num sistema segregador e INDIVIDUALISTA. DO PRIMEIRO DIA QUE ENTREI NAS FILEIRAS ATE OS DIAS DE HOJE QUASE TODOS OS DIREITOS INDIVIDUAIS FORAM DESCUMPRIDOS, O SISTEMA É TOTALMENTE ARCAICO, SE A CF É DO ANO DE 1988 COMO EXPLICAR Uma LEGISLAÇÃO MILITAR,PENAL E PROCESSUAL DE 1940, PENSEM NISSO …… TODA A ESTRUTURA DE PROMOÇÃO,GESTÃO, DEFINIÇAO DE COMANDANTE GERAL,ORÇAMENTARIA, ESTÁ TUDO ERRADO. A MERITOCRACIA DEVE PREVALECER NO SERVIÇO PUBLICO!!!!!! HOJE PM É SINONIMO DE DESMOTIVAÇÃO, FALTA DE ESPERANÇA, SERVIÇAL DE JUIZES,PROMOTORES,VEREADORES,LIDERES COMUNITARIOS E POR AI VAI……….SE O SISTEMA FOSSE SERIO O CMTE GERAL VISITARIA TODOS OS BATALHOES PARA VER A REALIDADE!!! MAIS OCORRE O CONTRARIO NÃO VEJO NINGUEM COMPROMETIDO COM A CAUSA , OS GESTORES SE ESCONDEM E MANIPULAM INFORMAÇÕES

    Adriano disse:
    outubro 21, 2013 às 14:04

    Faltou um pequeno detalhe no belíssimo currículo SD de Polícia

      charlejandro disse:
      outubro 23, 2013 às 10:21

      Companheiro, falo dentro do texto que sou um “reles” soldado, tambem no meu texto original no meu facebook informo que sou soldado.

    Paula disse:
    outubro 21, 2013 às 11:17

    Assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.
    São mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização.
    Por ser algo privado, a vítima precisa efetuar esforços dobrados para conseguir provar na justiça o que sofreu, mas é possível conseguir provas técnicas obtidas de documentos (atas de reunião, fichas de acompanhamento de desempenho, etc), além de testemunhas idôneas para falar sobre o assédio moral cometido.
    A minha pergunta é: Será que o senhor nobre juiz sabe o que significa assédio moral?? Ética??? Seria bom e caso para se pensar, que a corregedoria da magistratura desse uma olhada com carinho nesse tipo de juiz que fala uma coisa dessas. Como magistrado deveria ser imparcial e seguir a lei, e não fazer comentários descriminatórios, foi infeliz esse senhor juiz, seria bom que o Sd falasse o nome dele para que a sociedade soubesse como certos magistrados que infelizmente são poucos , agem em uma audiência, deveria ter gravado isso. Só lamento que infelizmente ainda existem pessoas assim.

    Ivan disse:
    outubro 21, 2013 às 10:49

    Companheiro Charlejandro minha continência para o senhor. Sonho meu seria ter um representante de categoria do nivel da sua pessoa. Quando digo isso, não me refiro a sua qualificação técnica, mas sim a sua forma de pensar e ver que a melhoria só será efetiva se um dia for para um todo.

    MILITAR NATO disse:
    outubro 21, 2013 às 9:54

    Cidadão Charlejandro, entendo o seu desabafo, mas quando você resolveu ingressar na PMRN, ao frequentar o curso de Formação de Soldado conheceu as normas pertinentes ao Policial Militar. No entanto, aceitou essa situação, então se está insatisfeito, estude mais e procura algo que satisfaça sua plenitude de Direitos.

      Ivan disse:
      outubro 22, 2013 às 20:30

      Senhor oficial Nato, posso lhe garantir que ele está estudando para sair. Não precisa mandar, ele não é doido. Permissão para me retira, digo, estudar.

        crocha disse:
        outubro 23, 2013 às 10:14

        espero que o estudo do referendo colega(para sair da PMRN) que já dura 13 anos não ultrapasse os 30 anos, temos caracterizado reserva remunerada. coragem colega a PMRN mudou muito nos últimos anos, faça uma pesquisa comparativa dos anos 70 a 90, e mostre estas conclusão para os mais desalentados da PMRN.

      Alex disse:
      outubro 23, 2013 às 10:32

      Realmente é a única saída para os Soldados, estudar para sair da Corporação, Graças a Deus são capazes disso. Se fosse OFICIAL como esse aí de cima, desse comentário, COITADO.

        crocha disse:
        outubro 23, 2013 às 22:26

        caro colega, todos os graus necessários já foram alcançados por mi através da minha amada institucional PMRN, tenho agora que apenas administras para o futuro da minha prole, que Deus Maravilhoso, pois min ensinou o caminho certo de trilha na gloriosa com muita dignidade e lealdade ao companheiros.

        ivan disse:
        outubro 24, 2013 às 14:34

        Parabéns crocha,o Senhor tem todo o mérito.
        Quanto ao colega que tem 13 anos de policia, continue tentando, qualquer emprego público FEDERAL que você consiga a nomeação antes desse seus 17 anos de prestação serviço restante é melhor que qualquer projeção ou situação vivida dentro do quadro de praças da gloriosa.

        Alex disse:
        outubro 25, 2013 às 13:45

        Caro Crocha, parabéns pela carreira, más minha resposta foi ao comentário do MILITAR NATO.. abraço

    Rafa Delgado disse:
    outubro 21, 2013 às 0:24

    triste realidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s