Praças reclamam falta de concurso para promoção

Postado em

Por Tribuna do Norte

DSC07064Outro problema enfrentado pelos policiais militares é a falta de concursos internos, que é o meio para a progressão de soldados e cabos na carreira. O último concurso que permitiria a ascensão de cabo para sargento foi realizado há 16 anos. Além disso, o último concurso realizado pela PM que possibilitaria aos soldados que se tornassem cabos foi realizado há 12 anos.

De acordo com o coronel Araújo, já existe previsão de 800 vagas de sargento e 1.300 de cabo, contudo, o preenchimento dessas vagas está condicionado à aprovação da Lei de Promoção de Praças, que é um dos pleitos da Associação dos Subtenentes e Sargentos da PM e dos Bombeiros do Rio Grande do Norte (ASSPMBM-RN).

“Esse processo está tramitando na Secretaria de Administração para ir à Consultoria Geral do Estado para emissão de um parecer jurídico sobre a lei. Essa lei irá possibilitar a médio e longo prazo que o PM entre como soldado e chegue a subtenente, que é o final da carreira dos praças. A lei depende também do aval da Secretaria de Planejamento, que é quem prevê o orçamento”, informou o comandante geral da PM. Segundo Eliabe Marques é preciso “para resolver o problema, o Governo tem que acelerar esse processo para corrigir distorções”.

NOTA DO BLOG: Na verdade o preenchimento das 800 vagas para Sargento PM e das 1,3 mil vagas para Cabo PM está condicionado a realização do concurso público, conforme previsto no Decreto nº 21.667, de 17 de maio de 2010, sancionado pelo então Governador Iberê Ferreira. Lembro que foi uma festividade no Comando Geral, onde o já atual Comandante Geral, Coronel PM Araújo, reuniu vários PM’s para uma formatura. Contudo, passados três anos, nada foi concretizado, e a solenidade não passou mais de um faz-de-conta. O Decreto está em vigor, estabelecendo que 50% das vagas serão preenchidas por antiguidade e as outras 50% serão preenchidas por mérito intelectual (Processo Seletivo). Já a Lei de Promoções não passa de uma reivindicação, que ainda não tem data para sair nem dos corredores do Governo. Acredito que parte dessas vagas podem ser sim preenchidas por um processo seletivo, dando direitos a PM’s que têm ao menos 10 anos de serviço, como o caso dos PM’s de 2000. Não se pode admitir que enquanto contam com uma Lei que nem existe ainda, PM’s sejam prejudicados e Soldados com mais de 25 anos de serviço estejam indo para a reserva do jeito que ingressou na Polícia Militar do RN.

Anúncios

9 comentários em “Praças reclamam falta de concurso para promoção

    papagerimom disse:
    outubro 3, 2013 às 14:12

    amigos a dias atraz 47 1sgtos foram promovidos a sub ten alegação oficial do cmt atraves de decreto ou lei foi que se aposentou e morreram 47 sub sendo assim quantos 3sgtos não temos na nossa pm porque não usa o mesmo decreto ou lei para promover os sds e cabos antigos com 25 e 30 anos de pm estão esperando morrerem ou vão aposentalos hoje atualmente na pmrn so temos mais sub 1sgt 2sgt e os 3sgt e os cabos sumiram so soldados comandando as vtrs bom mostra o valor dos soldados. se lembre que todos pmrn de 2001 para traz tem seus dereitos garantidos por lei tanto na ativa como na reserva
    ]

    azian kystene de pontes matinho disse:
    setembro 30, 2013 às 9:46

    TEM QUE ACABAR COM ESTA HISTÓRIA DE CONCURSO PARA QUE O SOLDADO DA PM SEJA PROMOVIDO, TEM QUE SER POR ANTIGUIDADE POR TEMPO DE SERVIÇO COM DATAS BASES NO ANO!!!! ACORDA ASSOCIAÇÕES!!!!

    papagerimom disse:
    setembro 30, 2013 às 8:45

    quando este governo que ai esta vai liberar ou aceitar as promoções de voçes neste ano nunca porque este ano não temos campanha de governo este e o motivo ex=2010 gov ibere governo candidato foi chuva de promoções ate quem não deveria ser foi promovido ai a rosa entrou quando a rosa entrou veio a chuva cel . ano que vem tem campanha pra governo novamente ..temo que parar na copa mostrem seu valor. se lembrem jose agripino so aparece na campanha atraz de voto e ele esta por traz do governo rosalba ou voçe acha que não gforam 08 anos de governo jose agripino disco voador com pão e ovô e mortadela .

    PM Honesto disse:
    setembro 29, 2013 às 19:19

    Me envergonho de ser policial, sabe por que? As pessoas me perguntam quanto tempo de polícia eu tenho: quando respondo que tenho mais de 15 anos e sou ainda soldado, as pessoas acham que eu não fui promovido porque estou no mau comportamento ou sou lavado.
    Vê se pode!

    pm Cavalcanti disse:
    setembro 29, 2013 às 17:37

    Hoje a turma de 93 esta completando 20 anos de Policia e o presente que estamos recebendo e o atraso nos pagamentos de alguns policiais como tambem a falta de promoções para esta turma. Boa sorte a todos da minha turma de 93 e que DEUS nos abençoe dando saúde e proteção

    juniorn disse:
    setembro 28, 2013 às 22:07

    Essas associações só fazem péssimas negociações, os soldados do RN ganham mal, trabalham muito e nunca são promovidos! Essa é nossa realidade e quem achar diferente ou é doido ou está sendo beneficiado de alguma formar. Os soldados do Rn estão sansados de serem enganados!

    Ze brasil disse:
    setembro 28, 2013 às 18:14

    Praças querem a lei de promoção de praças

    Shogun disse:
    setembro 28, 2013 às 11:48

    esse é o governo de Agripino Maia.

    sd vieira disse:
    setembro 28, 2013 às 10:47

    os pms q estao aptos a promoçao deveriam entrar na justiça caso abra concurso. se tem vaga de o direito a qm tem senao vao completar 30 anos sds.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s