GOVERNO FEDERAL TENTA OFICIALIZAR "BICO" DE POLICIAIS NA COPA-14 E OLIMPÍADAS-16

Postado em Atualizado em

Para aumentar a segurança na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016, o governo federal quer permitir que policiais trabalhem durante o horário de folga. De acordo com reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, existe um grupo escalado pelo Ministério da Justiça para trabalhar pela adequação da legislação para autorizar o “bico” policial.

Coordenador da comissão do governo para a segurança da Copa e da Olimpíada, Alexandre Aragon é um dos defensores da contratação de policiais para os eventos esportivos. “A maior parte das corporações policiais concorda que a utilização desses profissionais permite uma integração maior entre os sistemas privado e público, uma vez que eles já conhecem a doutrina”, disse Aragon, que ressaltou que não é uma “liberação irrestrita do segundo emprego” aos policiais.

Para o Mundial, a Fifa exige que a segurança dentro dos estádios seja feita por empresas privadas. Nesse modelo, a Polícia Militar controlaria as vias públicas. Para evitar a legalização do bico policial no país, o governo estuda uma saída jurídica para liberar o trabalho policial na hora de folga, apenas nas “atividades relacionadas ou vinculadas ao evento”, declarou Aragon.

Não existe legislação federal que regule o segundo emprego dos policiais. O bico hoje é proibido pelos estatutos das corporações, que exigem dedicação exclusiva.

Mesmo assim, estima-se que 60% a 80% dos policiais têm outra atividade quando estão fora do trabalho, a maioria na área de segurança privada. As estimativas são de pesquisadores que se debruçaram sobre a rotina policial e de associações que representam a categoria.

O plano de legalizar o bico policial não é unânime. Adelar Anderle, coordenador de Controle de Segurança Privada da Polícia Federal e responsável pelo treinamento dos vigias para a Copa e a Olimpíada, prefere usar seguranças desempregados.

FONTE: Uol, via Direito dos Policiais Militares

5 comentários em “GOVERNO FEDERAL TENTA OFICIALIZAR "BICO" DE POLICIAIS NA COPA-14 E OLIMPÍADAS-16

    sertão disse:
    fevereiro 24, 2011 às 15:45

    Alexandre Aragon VC É UMA PIADA! QUEM QUER SEGURANÇA HOJE NESSE PAÍS TEM QUE "COMPRAR" SEJA ELA RESIDÊNCIAL, INDUSTRIAL E ETC….O SISTEMA DE SGURANÇA PÚBLICA INFELISMENTE É ASSIM, UMA VERDADEIRA "PIADA" PARABÉNS GLAUCIA PELA POSTAGEM!

    Serra de Santana disse:
    fevereiro 24, 2011 às 13:30

    Depois que passar a Copa é só tornar o bico ilegal de novo e tudo resolvido

    Anonymous disse:
    fevereiro 23, 2011 às 22:55

    isso mostra o desrespeito cf88 q falar :poliial exercicio exclusivo,oq impreciona é cara de pau do governo federal,mais os estados tentando bula o sistema…ja disse cap nascimento:tento fuder o sistema,mas o sistem vai fude vcs de qualquer jeito…viva o pais tupiniqui..kkkkkkkkkk

    Anonymous disse:
    fevereiro 23, 2011 às 13:09

    País de merda esse!Falam em bico mas não falam em PEC 300!Viva os políticos brasileiros, verdadeiros REIS do Brasil!Morte a esses canalhas e à essa "democracia à brasileira"!

    Anonymous disse:
    fevereiro 23, 2011 às 11:28

    há! quer dizer que quando o sistema necessita, logo, eles querem arrumar uma brecha na lei para transformar o que pra eles é irregular em regular,palhaçada, são uns fanfarrões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s