Soldado Glaucia

"O verdadeiro desafio não é inserir uma idéia nova na mente militar, mas sim expelir a idéia antiga" (Lidell Hart)

COMISSÃO APROVA ADICIONAL PARA POLICIAIS E BOMBEIROS

Para ter direito ao benefício o militar deverá exercer função perigosa durante, pelo menos, 25% da sua jornada de trabalho.

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 6307/09, do deputado Mauro Nazif (PSB-RO), que cria adicional de periculosidade de 30% sobre a remuneração para policiais e bombeiros militares dos estados e do Distrito Federal. Terá direito ao benefício o militar que comandar ou exercer, durante pelo menos 25% de sua jornada de trabalho, funções consideradas perigosas, como patrulhamento ostensivo, transporte de presos e combate a incêndio, entre outras.

O relator, deputado Capitão Assumção (PSB-ES), recomendou a aprovação do projeto. Ele ressaltou que a falta de uma lei nacional que obrigue os estados a pagarem o adicional de periculosidade desestimula os militares a fazerem serviços externos já que executando trabalhos burocráticos receberão a mesma remuneração de quem atua ostensivamente no combate ao crime.

“Além disso, vários estados e municípios já legislaram concedendo adicional de periculosidade a categorias muito menos sujeitas a riscos que os militares estaduais”, acrescentou Assumção.

Licenças

Durante os afastamentos legais de até 30 dias e naqueles decorrentes de acidente em serviço ou doença contraída no exercício da função, os militares continuarão a receber o adicional.

Também receberão o benefício os profissionais, em treinamento, que executarem ações com tiros, explosivos ou inflamáveis.

Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

FONTE: Agência Câmara

FONTE: A proposta é válida, já que irá valorizar o policial que trabalha no serviço ostensivo, a atividade-fim da polícia. Atualmente a maioria dos policiais que trabalham no serviço administrativo ou estão à disposição de algum órgão recebem gratificações, o que parece ser uma contradição, já que eles não se expõem ao risco como os que trabalham no ostensivo. O projeto, portanto, irá diminuir essa disparidade, valorizando ainda mais esses policiais que arriscam suas vidas todos os dias na defesa dos direitos de cada cidadão.

About these ads

8 Respostas para “COMISSÃO APROVA ADICIONAL PARA POLICIAIS E BOMBEIROS

  1. Glaucia fevereiro 10, 2011 às 16:54

    Boa tarde, Anônimo (12:38)!Olha, desconheço a Lei q permite esse tipo de movimentação.Acredito q o q pode ser feito é a cessão do funcionário pelo Governo do Estado p/ outro Estado. Isso com algum "peixe". Mtas vezes ocorre, p/ não haver prejuízo entre os Estados, da outra Unidade Federativa tb ceder um funcionário de igual função, onde cada Estado é responsável pela remuneração do funcionário ora cedido.Vou pesquisar sobre a existência dessa Lei e posto aki.Um abraço!

  2. Anonymous fevereiro 10, 2011 às 15:38

    Olá Sd-Glaucia sou Soldado ai no RN mas sou Pernambucano gostaria de saber de você que é amante do direito se existe alguma lei que permite uma permuta entre os soldados dos estados da federação.

  3. Glaucia dezembro 14, 2010 às 2:15

    Boa noite, Cb PM Nara (Pará). Não disse q o policial que trabalha no adm não está exposto a risco, pois entendo q todos são policiais 24 horas. Mas ocorre (e acho injusto e hj trabalho no adm) q mtos do adm recebe gratificações e o pessoal do ostensivo não, onde estes últimos (e acho q vc vai concordar c/migo) estão bem mais expostos ao risco se comparados c/ os adm. Acredito e defendo uma valorização maior p/ o pessoal q trabalha na atividade fim da polícia, q é o serviço de rua.Espero ter esclarecido minha opinião.Um grande abraço!Sd PM Glaucia

  4. Anonymous dezembro 13, 2010 às 19:01

    Boa tarde, Glaucia, em que Estado da Federação o militar que trabalha administrativo, não esta exposto a riscos? Cabo Pm Nara – Pará

  5. Anonymous dezembro 10, 2010 às 22:13

    e no salario bruto ou em cima do soldo

  6. Anonymous dezembro 8, 2010 às 12:15

    o problema da polícia é reclamar demais. se o pessoal de seção recebe gratificação o povo reclama. se passar a receber gratificação o pessoal do operacional o povo também reclama. a idéia é válida sim e também acredito que valorize mais o policial que trabalha na rua.vamos nos unir. deixar de pensar só no pior. se vamos trabalhar na rua, ao menos vamos ganhar mais.

  7. Anonymous dezembro 8, 2010 às 3:35

    seu comentário é pertinente glaucia,mas acho que vc se equivocou ao dizer que com essa medida o policial que trabalha levando esculacho na rua ira ser mais ainda valorizado,onde vc viu isso?na rua nós nunca fomos valorizados tenho dez anos de rua e hoje me encontro com problemas de saude causado pela minha função e agora? quem irá me trazer a saúde de volta,no mais 30% em cima do nosso glorioso soldo não vale a pena ta na rua,o que iria acontecer era mais cobrança,motivado pela merreca que supostamente podem uma dia e bem distante nos pagar,os oficiais iriam ensaiar o discusso de que teriamos que dá o sangue pois estavamos ganhado melhor que os demais…essas estirias eu já conheço de có e salteado…

  8. Azevedo & dezembro 7, 2010 às 21:45

    A proposta e valida e valorizaria a atividade fim da PM, com isso acabaria a supervalorização do trabalho burocratico, que acreditem vale dinheiro pela permuta. Devemos acompanhar a validação, para que esta lei nao seja mais uma esquecida pelos governantes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.863 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: